Você é um profissional 360 graus ?

15/12/2011 13:30

360Venho reforçando em minhas palestras e treinamentos que existem três tipos de profissionais dentro das organizações, gostaria de apresentá-los para que você faça uma auto-avaliação e se posicione em qual deles você está inserido hoje, buscando obviamente neste quadro uma evolução profissional consistente.

Vamos aos três tipos:

Profissional 90 graus - É a pessoa que se preocupa apenas com as atividades dela, provavelmente chega cedo no local de trabalho e realiza suas tarefas sempre da mesma forma, sem nunca questionar se existe um jeito melhor para trabalhar. Numa reunião entra quieta e sai calada, sem contribuir com ideias que podem trazer mais eficiência a empresa. Podemos chamar esta pessoa como profissional BOPE, isto é, “missão dada, missão cumprida”, pois nunca apresenta formas diferentes e inovadoras para fazer ainda melhor o que deve ser feito no dia a dia.

Profissional 180 graus – Aqui já temos uma melhora consistente. Este colaborador interage com as pessoas da sua equipe, buscando uma melhoria nos produtos e processos da empresa. Em reuniões coloca sua opinião e a defende de forma equilibrada recebendo bem as críticas. Também é preocupado com a integração das outras áreas, pois ele sabe que o seu departamento faz parte de uma grande engrenagem que está interligado com outras áreas. Caso este profissional seja da área financeira, é comum ele ir até a área de vendas e perguntar: “O que podemos fazer no financeiro para vocês venderem mais ?”. É um profissional colaborativo e preocupado com as outras áreas da empresa.

Profissional 360 graus – Agora chegamos ao nível máximo de um profissional extraordinário. Esta pessoa se preocupa com a execução perfeita do trabalho dela, assim como a integração com as outras áreas, mas a sua principal preocupação está na busca de grandes inovações para a empresa. O profissional 180 graus articula inovações dentro da empresa, o profissional 360 busca estas inovações fora da empresa. Esta pessoa olha para fora da janela do escritório e procura saber o que outras organizações estão fazendo para adaptá-las e trazer estas melhorias para a sua organização.

Wall Disney era um profissional 360 graus. Como sabemos, ele era obcecado pela excelência no atendimento dentro de seus parques e hotéis, mas a princípio ele não sabia fazer este atendimento extraordinário. Para acertar este gap entre seu sonho e a realidade ele descobre que na época os cartões American Express tinham excelência em atendimento ao cliente, com uma avaliação de 97% bom e ótimo. Então Disney se infiltrou dentro da American Express e descobriu o que eles faziam para conseguir este fantástico resultado, adapta as práticas para os seus parques e hotéis e implanta um novo conceito de atendimento ao cliente. O resto da história você já conhece.

Reflita e veja qual dos três profissionais você é, e se porventura você ainda não se encaixar no profissional de 360 graus, sugiro que você desenvolva um plano de ação através da leitura de livros, participação de palestras ou até mesmo a contratação de um coach para entrar no nível dos profissionais que estão fora da curva comum, isto é, dos profissionais talentosos. Lembre-se que se você trabalhar neste nível além da sua empresa querer te reter outras empresas começam a te desejar. Profissionais 360 graus têm poder de escolha, pois são muito requisitados nas organizações atualmente.

Abraços e até a próxima.

Ricardo Piovan
contato@portalfox.com.br