Superando-se a cada novo dia

05/10/2012 08:32

Ao longo da vida precisamos começar e recomeçar muitas vezes. Estas fases, embora difíceis e dolorosas,

nos fazem crescer, amadurecer e nos preparam para a vida.

 

 

Mas quando olhamos com um olhar descontaminado, enxergamos que altos e baixos fazem parte da vida e quanto maior nossa habilidade de adaptação a cenários favoráveis e desfavorais, menor será nosso sofrimentos ao nos depararmos com situações difíceis.

“Entre idas e vindas me resumo feliz. Entre altos e baixos me resumo equilibrada” (Tati Bernardi)

A parábola da faixa preta

Imagine um lutador de artes marciais ajoelhado na frente do mestre numa cerimônia para receber a faixa preta obtida com muito suor. Depois de anos de treinamento incansável, aluno finalmente chegou a o auge do êxito na disciplina.

"Antes que eu lhe dê a faixa , você tem que passar por outro teste", disse o sensei.

"Eu estou pronto", responde o aluno, talvez esperando pelo último assalto da luta.

"Você tem que responder a pergunta essencial: qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"

"O fim da minha jornada", responde o aluno. "Última recompensa merecida por meu bom trabalho."

O sensei espera mais. É óbvio que ainda não está satisfeito. Por fim, o sensei fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."


Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei.

"Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?", pergunta o sensei.

"Ela é o símbolo da excelência e o nível mais alto que se pode atingir em nossa arte", responde o aluno.

O sensei não diz nada durante vários minutos, esperando. É obvio que ainda não está satisfeito .. Por fim, ele fala: "Você ainda não está pronto para a faixa preta. Volte daqui a um ano."


Um ano depois, o aluno se ajoelha novamente na frente do sensei. E mais uma vez o sensei pergunta: "Qual é o verdadeiro significado da faixa preta?"

"A faixa preta representa o começo – o início de uma jornada sem fim de disciplina, trabalho e a busca por um padrão cada vez mais alto", responde o aluno.

Sim. Agora você está pronto para receber a faixa peta e iniciar o seu trabalho disse sensei para o aluno.

Temos que reaprender, treinar nosso olhar, para sermos mais cuidadoso é preciso ter a capacidade de não ser tragado pela pressa do mundo. É preciso respirar fundo e desconfiar do óbvio. É preciso a curiosidade da criança aliada à paciência dos que já viveram muito. 

Na maioria das vezes não é preciso mudar de país, de trabalho, de relacionamento, de amigos... Basta mudar a forma como olhamos para o mundo. Tudo pode se transformar. Alguns podem chamar isso de experiência. Eu chamo de maturidade.

Se quiser um bom lugar para começar, sugiro que anote um papel suas metas e objetivos para curto, médio e longo prazo, depois, vá até um espelho. Dê uma boa olhada para você mesmo e diga a você mesmo com um tom de voz firme “Você consegue!”, repita quantas vezes for necessário, até você acreditar.