Relação Entre A Eficiencia E A Qualidade.

27/01/2010 18:16

A eficiência e a eficácia se relacionam entre si, mas a falta de eficácia não pode ser compensada com eficiência, por maior que seja esta, já que não há nada mais inútil do que fazer eficientemente algo que não tem nenhum valor e que não contribui em nada para a organização. (Artigos de monografia em gestao)

Por isso é necessário perguntar-se se o que se faz vale para algo. (McGregor, 2008)

Em termos gerais, a eficiência se refere à relação entre esforços e resultados, se a empresa ou equipe obtém mais resultados de um esforço determinado, terá incrementado em sua eficiência. Assim mesmo, se a equipe pode obter o mesmo resultado com menos esforço, terá incrementado sua eficiência.

Em outras palavras eficiência consiste em realizar um trabalho ou uma atividade ao menor custo possível e no menor tempo, sem desperdiçar recursos econômicos, materiais e humanos; mas ao mesmo tempo implica qualidade ao fazer bem o que se faz.

Eficácia e efetividade implicam direção, mobilização e consciência dos gestores e trabalhadores. (Silva, 2009)

No entanto, quando um comando atinge as metas ou objetivos que lhe impõe a instituição, dizemos que é eficaz. Então a eficácia se refere aos resultados em relação às metas e cumprimento dos objetivos organizacionais, por isso para conseguir uma efetividade adequada se devem priorizar as tarefas e realizar em ordem de precedência aquelas que contribuem a atingir seus objetivos e metas previstas, pelo que deve assegurar que o que faça valha a pena e conduza a um fim. (Inocencio, 2006)

O fundamental destes fatores é que estão intimamente relacionados e devem manter-se sempre sob controle, tentando altos e duradouros níveis de desempenho.

A conjugação adequada destas magnitudes permite avançar para degraus superiores, sócios não só à quantidade e qualidade dos serviços, senão a um meio são que se desenvolva e conserve seus valores.

A eficiência tem uma clara dimensão econômica porquanto implica busca de insumos adequados com o menor custo, a seleção idônea e a administração eficaz e eficiente dos recursos humanos, financeiros e materiais, bem como produzir com o menor custo possível, o que implica incrementar a produtividade ao organizar de forma ótima o processo produtivo e/ou de serviço em uma monografia ou tcc..