Presidente do CRA-RJ, Adm. Wagner Siqueira lança o livro “As organizações são morais?”

14/11/2014 09:02

O presidente do Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro, Adm. Wagner Siqueira, acaba de publicar seu novo livro “As organizações são morais? Responsabilidade Social, Ética Empresarial e Empresa Cidadã”, pela QualityMark Editora.

Na obra, o Adm. Wagner Siqueira explica que é preciso fazer uma separação entre ordens sociais e empresariais para não haver conflito de interesses entre homens e organizações.


De acordo com o presidente do CRA-RJ, não se pode inserir o homem no centro da empresa, pois a finalidade empreendedora é o lucro. No entanto é preciso que o ser humano seja colocado nos corações dos homens.

“Não há organização sem pessoas, se todos os homens estiverem no coração do homem efetivamente as organizações vão mudar. Mas as organizações são fundamentalmente voltadas para o lucro e para a propriedade de seus acionistas. Portanto, são seus acionistas que dão o sentido a elas”, salientou o presidente.

O Adm. Wagner Siqueira ainda explicou que não há como moralizar produtos e serviços, pois as próprias empresas iriam aumentar em muito o valor para obter cada vez mais lucro.


“Portanto, nas organizações, não dá para você moralizar a economia. Quanto é o valor moral de um barril de petróleo? Ora, a organização vai querer aumentar esse barril de petróleo o maior possível. Quanto é o valor moral de um quilo de soja? As organizações que produzem ou vendem soja irão querer sempre aumentar seu preço”, assinalou.

A obra “As organizações são morais? Responsabilidade Social, Ética Empresarial e Empresa Cidadã” já está disponível em livrarias físicas e no site da QualityMark.


Fonte:www.cra-rj.adm.br/