Por uma gestão pública mais profissional

13/07/2013 20:28

 

As manifestações em série que ainda acontecem por todo o Brasil nos levam a diversas reflexões sobre como estamos conduzindo o futuro do nosso país. A voz das ruas pode parecer, por vezes, difusa em seus propósitos, mas em geral clama por um basta à corrupção de toda a espécie e por uma melhor eficiência do poder público, que recolheu em 2012 mais de R$ 1,5 trilhão em impostos dos brasileiros. Em 2013, a cifra já passa dos R$ 700 bilhões.


 

A questão nevrálgica do problema é: para onde vai todo esse dinheiro? Olhando a nossa volta, é difícil acreditar que tudo é investido na coisa pública. De fato, a deficiência crônica dos agentes públicos em gestão é um dos sérios gargalos que atrasam o “gigante que acordou”. Quando se prioriza a política destrutiva, concentrando esforços em costuras partidárias e no favorecimento de interesses escusos, quem está no poder, que deveria administrar o país para a melhoria da qualidade de vida da população, dá um duro golpe na coletividade.


 

O problema do transporte público, assim como a situação precária da saúde, dos hospitais, entre outros, é muito mais de gestão dos recursos e de métodos administrativos ineficientes. O caminho para resolver a questão passa, necessariamente, por um pacto pela profissionalização da gestão pública, uma das bandeiras do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), a exemplo de outros pactos mencionados pela presidente Dilma em resposta à mobilização popular.


 

E aí entra o papel do Administrador, que deve se interessar mais pela gestão pública. O curso de Administração hoje é o mais procurado pelos estudantes em todo o Brasil. Um em cada cinco acadêmicos brasileiros cursam Administração em alguma instituição de ensino superior. Em Santa Catarina, temos cursos específicos de admininistração pública, como na Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc).

 

Podemos vislumbrar, sim, um horizonte mais promissor para o futuro do país, com menos política, e mais gestão.


Antonio Carlos de Souza é presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC).


Crie um site grátis Webnode