PLANEJAMENTO E CRIATIVIDADE - UTILIZE O PLANO "B"

19/02/2010 22:54

Eu costumo dizer e aconselhar meus clientes que, sem planejamento não se vai a lugar algum. A empresa fica patinando e não sai do lugar até não aguentar mais e entrar para a estatística do Sebrae de empresas que quebram com menos de dois anos de fundação.

Planejar é preciso! Mas o que realmente significa Planejamento?

Para os militares, planejar não só é fundamental, como é uma necessidade vital. Sem planejamento perde-se a guerra.

Um planejamento militar dá instruções precisas, passo-a-passo e detalhadas de como atingir o objetivo, traça estratégias e todas as tarefas a serem realizadas para derrotar o inimigo. O planejamento militar, no papel, é muito preciso e detalhista. Um bom comandante não deixa nada de fora, pensa em tudo e os seus comandados devem seguir precisamente as instruções planejadas.

O grande problema é que, muitas vezes, ocorrem imprevistos, o inimigo agiu de uma forma inesperada, alguns equipamentos sofreram falhas, o clima foi totalmente diferente do esperado, houve atraso na chegada de um pelotão, etc, etc, etc.... imprevistos que fazem com que o planejado não possa ser executado à risca. Entretanto, os militares adotaram uma nova estratégia para quando estes eventos especiais surgem e o planejamento fica prejudicado, é seguir o objetivo principal, ou buscar atingir exatamente o que o comandante espera. Não é deixar de lado o planejamento e sim buscar dentro do planejamento a questão principal que é o objetivo. Uma compreensão profunda do que se espera do pelotão. Para isso, todo o grupo deve estar consciente do objetivo e saber claramente o que o comando espera, independente dos imprevistos.

É compreender a lógica do planejamento e partir para o “Plano B” utilizando criatividade para alcançar a meta esperada.

Trazer esta analogia para o campo empresarial, é fazer exatamente a mesma coisa: Planejar e traçar metas e objetivos, sejam de vendas, crescimento, margem de lucro, satisfação do cliente, conquista de mercado, etc., é fundamental e vital para a empresa. É mostrar para toda a equipe quais são os objetivos da empresa e indicar o caminho a ser seguido para o sucesso. Entretanto é extremamente importante que todos da equipe estejam preparados para eventualidades, uma crise econômica, por exemplo, e a criatividade de cada um deve entrar em ação. Todos da equipe devem ter conhecimento do planejamento da empresa e seguir em um caminho único, mesmo que tenham que utilizar meios diferentes do planejado, utilizando a criatividade, para atingir a meta.

O planejamento é uma força, ele indica os caminhos mais eficazes para atingir um objetivo. A criatividade é outra força, ela ajuda a superar imprevistos. Estas duas forças quando aliadas e trabalhando juntas se tornam arrasadoras, da mesma forma que quando isoladas se tornam inúteis.

A empresa que não tem planejamento, é como aquele animal que sai da toca pela manhã e espera ao menos conseguir uma refeição para o dia. A empresa que não tem criatividade, é como este mesmo animal que quando sai à caça, desiste da presa quando se depara com uma dificuldade: outro predador ou uma dificuldade no acesso à presa.

A empresa sem planejamento é aquela que abre suas portas pela manhã e simplesmente espera pelo primeiro cliente. A empresa sem criatividade é aquela que quando as vendas caem, procura reduzir custos e espera, até onde aguentar, e depois põe a culpa na crise pela quebra.

Um planejamento tem como função principal, ajudar a alcançar de maneira eficaz o objetivo traçado. Por sua vez a criatividade tem como função ajudar a alcançar o objetivo de maneira eficaz, quando surjam imprevistos. Duas forças que unidas levam à glória e quando isoladas provocam desperdício de tempo, dinheiro e energia.

Planejar é preciso! Criatividade é preciso! Não há crise que resista a essas forças unidas.

Pense bem nisso!

Marco Antonio Meira
Consultor de Marketing e Vendas