Mude seu foco: Saia do problema e mire na Solução

05/10/2012 08:25

 

Hoje em dia, neste mundo competitivo de negócios onde a busca pela diferenciação em produtos e serviços, redução de custos, facilidades de relacionamento, lucratividade, fidelidade de clientes e a mais perfeita prática de gestão imperam, ainda vemos um contraponto. Muitos problemas para serem resolvidos.

 
É muito comum vermos equipes e gestores andando de um lado para outro coçando a cabeça (se ainda tiver cabelos) desesperados por conta de algum problemas, ou como dizemos normalmente “apagar um incêndio”.  Neste contexto a habilidade de solucionar problemas se torna um diferencial competitivo para profissionais de qualquer segmento ou estagio na carreira. 


A historinha abaixo é um convite para uma reflexão sobre a forma que normalmente encaramos os problemas seja na vida pessoal ou profissional.

Um paciente vai num consultório psicológico e diz pro doutor:

- Toda vez que estou na cama, acho que tem alguém embaixo. Aí eu vou embaixo da cama e acho que tem alguém em cima. Pra baixo, pra cima, pra baixo, pra cima. Estou ficando maluco!

- Deixe-me tratar de você durante dois anos. - diz o psicólogo. - Venha três vezes por semana, e eu curo este problema.

- E quanto o senhor cobra? - pergunta o paciente.

- 120 reais por sessão - responde o psicólogo.

- Bem, eu vou pensar - conclui o sujeito.

Passados seis meses, eles se encontram na rua.

- Por que você não me procurou mais? - pergunta o psicólogo.

- A 120 reais a consulta, três vezes por semana, dois anos, ia ficar caro demais, ai um sujeito num bar me curou por 10 reais.

- Ah é? Como? - pergunta o psicólogo.

O sujeito responde:

- Por 10 reais ele cortou os pés da cama…

Muitas vezes o problema é sério, mas a solução pode ser muito simples, basta fazer a analise abrangente na busca de alternativas possíveis e avaliar também alternativas fora do convencional, é o "pensar fora da caixa".


Nesta fase, podemos lançar mão de diversas ferramentas, segue algumas: Diagrama de Causa Efeito, 5 porque, 6M, Método Causal, Diagrama de Arvore, Femea, Brainstorming, Protocolo da Causa Fundamental, Sologic, Espinha de Peixe de Ishikawa e várias outras amplamente disponibilizadas no mercado.

Associada as ferramentas da analise, também podemos utilizar um mecanismo próprio do ser humano, muito particular e altamente eficaz chamado “intuição”.

“Não existe nenhum caminho lógico para a descoberta das leis do Universo, o único caminho é o da intuição” (Albert Einstein)

Quer obter sucesso? Foque na solução ao invés de ficar se desgastando imobilizado no problema.

HÁ GRANDE DIFERENÇA ENTRE FOCO NO PROBLEMA E FOCO NA SOLUÇÃO!

 
Postado por