LANÇAMENTO: O HOMEM E O MUNDO DOS NEGÓCIOS - DIFUSÃO E EDITORA SENAC RJ

08/11/2014 21:41

 

Difusão Editora e Editora Senac Rio de Janeiro lançam a coleção Faces da Cultura e da Comunicação Organizacional”, unindo em dois de seus dez volumes o tema sobre o homem e o seu valor no mundo dos negócios e a influência midiática

A coletânea, que teve seu lançamento no Museu de Arte Moderna (MAM), retrata a pluralidade cultural e a comunicação em suas faces e interfaces

A Difusão Editora e a Editora Senac Rio de Janeiro, com o patrocínio da Fiat, da Odebrecht, da Braskem, da Samarco, da Vale e do Itaú, e o apoio institucional da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), do Reputation Institute e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), lançam a coleção Faces da cultura e da comunicação organizacional, organizada pela professora doutora Marlene Marchiori.

Faces da cultura e da comunicação organizacional, composta por dez volumes com a participação de cerca de 130 autores nacionais e internacionais – entre pesquisadores e executivos de comunicação de diferentes campos do conhecimento (Ciências da Comunicação, Semiótica, Linguística, Antropologia, Sociologia, Filosofia, Comunicação Organizacional, Jornalismo, Letras, Pedagogia, Relações Públicas, Relações Institucionais, Administração, Engenharia de Produção, Engenharia Civil etc.) –, traz uma abordagem de ímpeto inovador no âmbito dos estudos organizacionais e da comunicação.

Ao longo dos dez volumes da coleção, o leitor entenderá sobre a multiplicidade de visões e divergências culturais vivenciadas nas instituições, por meio de debates e reflexões, observados em empresas inseridas em um mundo permeado de símbolos – o qual chamamos de cultura –, que, ao ser compreendida e desmitificada, elimina o julgamento de que uma concepção seja melhor ou mais adequada que outra.

Os volumes 2 e 8 retratam sobre o homem e o seu valor no mundo dos negócios e a influência da mídia.

No volume 2, “Estudos organizacionais em interface com cultura”  leva o mundo dos negócios a refletir sobre o valor do homem e suas relações nesse contexto sócio-histórico, não prevalecendo uma visão unificada da cultura, mas múltiplos processos simbólicos. Nesta obra é apresentado o caso da empresa Odebrecht.

 

Enquanto no volume 8,“ Contexto organizacional midiatizado” a mídia é entendida como o principal agente contemporâneo de circulação e interconexão de fluxos humanos, materiais e imateriais. O estudo de caso desta obra é o da empresa Fiat.

 

Para o Paulo Nigro, vice-presidente para as Américas do Norte, Central e Sul (Tetra Pak) o oitavo volume apresenta a realidade vivida hoje nas organizações e os desafios enfrentados, principalmente pelos profissionais de comunicação, no cenário atual.

“De uma forma ampla, a obra mostra como a internet e as mídias sociais desestruturaram o manejo dos limites da informação-comunicação que circulam. Hoje, em formatos, dispositivos, linguagem e meios diversos, as mensagens e os públicos são questionados e estamos em pleno debate sobre o modelo ideal”, comenta Nigro.

“As organizações continuam com a missão de construir e manter uma boa imagem, até por conta da sustentabilidade de sua reputação e, consequentemente dos negócios. No entanto,  o emissor da mensagem há muito deixou de ser o assessor. Hoje, todo e qualquer consumidor é fonte e tem conteúdo e credibilidade para emitir opiniões. Por isso, a estratégia midiática se faz cada vez mais necessária. Desta forma, o livro questiona e traz diversas reflexões sobre os processos e ações estabelecidas atualmente e as mudanças promovidas pela sociedade midiatizada”, finaliza Paulo Nigro.

Faces da cultura e da comunicação organizacional amplia o olhar sobre as diferentes concepções, ao considerar as organizações ambientes dinâmicos, interativos, discursivos, com elementos constituintes (essenciais) e constitutivos (meios e recursos) no processo de criação e de consolidação de realidades. É fundamental admitir que se vivenciem múltiplas culturas. A realidade é flexível, construída pelos indivíduos por meio de dinâmicas, processos, práticas e relacionamentos que se instituem socialmente. Sob essa visão contemporânea, modifica radicalmente a noção de cultu­ra no contexto organizacional e de relacionamento natural com todas as áreas e os processos de construção coletiva, de onde surgem as inúmeras faces e interfaces que assume, na medida em que as diferenças convivem e interatuam, uma vez que cultura interpenetra comunicação, ao mesmo tempo em que comunicação interpenetra cultura.

 

Sobre a Difusão Editora:

www.difusaoeditora.com.br

 

Desde 1976, a Difusão Editora atua na produção, comercialização e distribuição de conteúdos nas áreas de Saúde e Comunicação para um público composto, notadamente, por professores, pesquisadores e estudantes. Líder nesses setores, a empresa é pioneira em operar com um sistema próprio de distribuição porta a porta e oferece serviços de consultoria editorial, produção e impressão de livros institucionais, históricos e comemorativos. Atenta às inovações do mercado, a Difusão atende a livrarias de vários estados e fornece material didático para mais de 400 instituições educacionais, sempre privilegiando o autor nacional. Por meio do conceito de tradução responsável, a editora incentiva o desenvolvimento de produções de temas globais adaptados à realidade local. Os eventos que a empresa realiza, tanto para profissionais de Saúde como de Comunicação, ainda fomentam o desenvolvimento do setor e contribuem para a disseminação de novos conhecimentos e práticas.

 

Sobre a Editora Senac Rio de Janeiro:

www.rj.senac.br/editora

 

A Editora Senac Rio de Janeiro, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

 

Sobre Marlene Marchiori:

A organizadora da coleção Faces da cultura e da comunicação organizacional concluiu pós-doutorado em Comunicação Organizacional na Brian Lamb School of Communication, da Purdue University, nos Estados Unidos. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP), com estudos desenvolvidos no Theory, Culture and Society Centre da Nottingham Trent University, no Reino Unido. Graduada em Administração e em Comunicação Social – Relações Públicas, é pesquisadora líder do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos grupos de estudos Comunicação e Cultura Organizacional (Gefacescom) e Comunicação Organizacional e Relações Públicas: perspectivas teóricas e práticas no campo estratégico (Gecorp). Professora do Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Londrina (UEL), é autora do livro Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização, e organizadora das obras Comunicação e Organização: reflexões, processos e práticas; Redes sociais, comunicação, organizações; e Comunicação, discurso, organizações.

 

·         Volume 2 – Estudos organizacionais em interface com cultura

Ilustração de capa: detalhe da obra “Retalhos coloridos” (2007), do artista plástico José Gonçalves

192 páginas

Preço: R$ 44,00

 

Autores:

Alexandre de Pádua Carrieri

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor titular do departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (Cepead) da UFMG. Pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Líder do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do Núcleo de Estudos em Tecnologia de Gestão e Subjetividades (Netes) e do Grupo de Estudos sobre Poder em Organizações (Gepo) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Núcleo de Estudos em Recursos Humanos e Relações de Trabalho (Nerhurt) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).

Alfredo Rodrigues Leite da Silva

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Professor adjunto do departamento de Administração da Ufes. Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da UFMG e do Núcleo de Estudos em Tecnologia de Gestão e Subjetividade (Netes) da Ufes. Atua em pesquisas nas áreas de Simbolismo, Cultura, Poder, Representações Sociais e Estratégia como Prática Social nas Organizações.

Ana Luisa de Castro Almeida

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rotterdam School of Management, da Erasmus University (Holanda). Professora dos programas de Mestrado em Comunicação Social e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Fundação Dom Cabral. Diretora acadêmica do Reputation Institute-Brasil. Membro do Conselho Editorial da publicação internacional Corporate Reputation Review. Consultora de Comunicação Organizacional.

Cristina Castro-Lucas

Psicóloga e doutora em Administração pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciência da Gestão pela Université Paul Cézanne – Aix-Marseille III. Mestre em Gestão Social e Trabalho pela UnB. Professora adjunta do Instituto de Ciências Biológicas (IB/UnB), na área de Empreendedorismo, Inovação, Marcas e Patentes. Coordenadora de Extensão do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da UnB. Coordenadora da Escola de Empreendedores da CDT/UnB. Realiza pesquisas em Cultura, Cultura Organizacional, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo.

Eda Castro Lucas de Souza

Concluiu pós-doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na École des Hautes Études Commerciales de Montréal (Canadá), e no Cergam (Équipe management international – FEA) da Université Paul Cézanne, Aix-Marseille III. Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (UnB e Flacso) e professora associada da UnB. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) – Nível 2. Foi membro do comitê assessor de Administração e Economia do CNPq. Coordenadora da divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (GCT) da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (Anpad). Realiza pesquisas na área de Administração e Educação, com ênfase em Cultura, Cultura Organizacional, Inovação, Internacionalização e Empreendedorismo. É docente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UnB. Atua como membro de corpos editoriais de revistas científicas e nacionais.

Luiz Alex Silva Saraiva

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisador do Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (Neos) da UFMG, do Núcleo de Estudos Organizacionais e Tecnologias de Gestão (Neoteg) da Universidade Salvador (Unifacs) e do Núcleo de Estudos sobre Trabalho, Ocupações e Profissões (Netop) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas e do Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração (Cepead) da UFMG.          

Márcio Polidoro

Diretor de Comunicação da Odebrecht S.A. Licenciado em Letras e Pedagogia. Recebeu, em 2005, o Prêmio USP de Comunicação Corporativa, na categoria “Trajetória Profissional”.

Maria Ester de Freitas

PhD em Administração Intercultural na École des Hautes Études Commerciales de Paris (HEC Paris). Professora titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Pesquisadora do Programa de Pós-graduação stricto senso do Núcleo Docente Permanente (NDP/Capes). Mestre e doutora em Administração de Empresas pela FGV-Eaesp. Foi pesquisadora-visitante na Université Paris VII e na New York University. Autora de vários livros, entre os quais: Cultura organizacional: evolução e crítica, Assédio moral no trabalho (em coautoria com Roberto Heloani e Margarida Barreto), Viva a tese: um guia de sobrevivência e Cultura organizacional: identidade, sedução e carisma. É autora e coorganizadora das coletâneas Vida psíquica e organização (com Fernando Claudio Prestes Motta) e Diversidade sexual e trabalho (com Marcelo Dantas). Publicou vários artigos em periódicos nacionais e participa regularmente de congressosnacionais e internacionais em Estudos

organizacionais, Simbolismo Organizacional e Administração Intercultural.

Maria José Tonelli

Doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp). Pesquisadora nas áreas de Pesquisa Qualitativa em Administração, Estudos Organizacionais e Comportamento Organizacional.

Renato Fenili

Doutorando em Administração no Programa de Pós-Graduação (PPGA) da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Administração pela UnB. Pós-graduado em Administração Pública possui graduação em Ciências Navais pela Escola Naval. É analista legislativo da Câmara dos Deputados.

Suzana Braga Rodrigues

Professora titular da Rotterdam School of Management, na Erasmus University, na Holanda, e professora da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec). Foi professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da University of Birmingham, no Reino Unido. Foi também professora visitante da University of Cambrige, na Inglaterra, e da GuangHua School of Management, na China. É autora de cinco livros e sessenta artigos publicados no Brasil e no exterior. Em 2009, recebeu da Academy of Management um prêmio por sua contribuição ao avanço do conhecimento em administração pelo livro Corporate Co-evolution: A Political Perspective (em coautoria com John Child).

 

·         Volume 8 – Contexto organizacional midiatizado

Ilustração de capa: detalhe da obra “Moving” (2012), do artista plástico José Gonçalves

192 páginas

Preço: R$ 49,00

Autores:

Ana Luisa de Castro Almeida

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Rotterdam School of Management, da Erasmus University (Holanda). Professora dos programas de mestrado em Comunicação Social e Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e da Fundação Dom Cabral. Diretora acadêmica do Reputation Institute-Brasil. Membro do Conselho Editorial da publicação internacional Corporate Reputation Review. Consultora de Comunicação Organizacional.

André Luiz Maranhão de Souza Leão

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas (DCA) da UFPE. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (Propad) da UFPE. Pesquisador do Lócus de Investigação em Economia Criativa. Líder do Tema Marketing e Sociedade da Divisão de Marketing da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Admi­nistração (Anpad). Bolsista na modalidade Produtividade em Pesquisa (PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Carlos Alberto Messeder Pereira

Antropólogo, professor e pesquisador, consultor na área de Comunica­ção Corporativa, Conselheiro do DEX Group – Comunicação Integrada, colaborando também com instituições como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutor em Comunica­ção, mestre em Antropologia (UFRJ) e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi diretor acadêmico da graduação, coordenador do curso de Comunicação Social (Publicidade & Propaganda e Jornalismo) e coordenador do Núcleo de Pesquisa da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ). Foi decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas e diretor da Escola de Comunicação da UFRJ. Seu livro mais recente intitula-se Comunicação, cultura e sustentabilidade.

Eugenia Mariano da Rocha Barichello

Coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Univer­sidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bolsista na modalidade Produ­tividade em Pesquisa (PQ2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Doutora em Comunicação pela Univer­sidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e Organizacional do CNPq, publicou 44 artigos em periódicos especializados e é autora de cinco livros e vinte capítulos. Os temas mais frequentes na contextualização de sua produção científica são: comunicação midiática, estratégias de comunicação, comu­nicação institucional, comunicação organizacional, visibilidade midiática e legitimidade e midiatização das práticas sociais.

Fábia Pereira Lima

É professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, especializada em Gestão Estraté­gica de Marketing e mestre em Comunicação Social (Interações Midiáti­cas) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). É doutoranda em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e pesquisadora do Gru­po de Pesquisa sobre Interações em Práticas e Processos Organizacionais (Grisorg-UFMG) e do Grupo de Pesquisa Comunicação no Contexto Or­ganizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC Minas/CNPq).

 

Felipe Hatab

Supervisor de Análises Mercadológicas da Ambev, MBA em Marketing pelo Instituto Coppead da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), graduado em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-RJ) e em Administração Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). Especializou-se em Marketing e Vendas pela Fundação Getulio Vargas (FGV-RJ) e em Logísti­ca e Supply Chain pelo Instituto de Engenharia de Gestão (IEG-RJ). Vencedor, em 2010, do prêmio de melhor plano de marketing acadêmico mundial (Globe Awards) patrocinado pela Marketing Agencies Association, no Global Academic Challenge, disputado por quarenta países; em 2011, foi reconhecido pelo progra­ma TOP Santander Universidade como um dos melhores alunos da ESPM-RJ.

Ivone de Lourdes Oliveira

Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social (Interações Midiáticas) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Concluiu pós-doutorado pela Université de Toulouse – Paul Sabatier, na França. Diretora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comu­nicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), no período 2010- -2012. Vice-coordenadora do Grupo de Trabalho Comunicação em Contextos Organizacionais da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Coautora do livro O que é comunicação estra­tégica nas organizações? e coorganizadora dos livros Interfaces e tendências da comunicação no contexto das organizações, Propostas conceituais para a comunicação no contexto organizacional, Redes sociais, comunicação, orga­nizações e Comunicação, discurso, organizações. É líder do Grupo de Pesqui­sa Comunicação no Contexto Organizacional: aspectos teórico-conceituais.

 

 

Jairo Ferreira

Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Co­municação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Concluiu pós-doutorado em Comunicação pela Universidad Nacional de Rosario (UNR), na Argentina. É formado em Jornalismo e Ciências Econômicas, e é mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Informática na Educação também pela UFRGS, tendo participado de programa sanduíche nos Arquivos Jean Piaget e na Unidade de Tecnologias Educacionais da School of Psychology and Edu­cation, University of Geneva, na Suíça. Coordena o Projeto Procad, intitu­lado Crítica Epistemológica, com pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Unisinos. Coordenou o Grupo de Trabalho (GT) de Epistemologia da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) e atualmente é vice-coordenador desse GT. Publicou dezenas de artigos em periódicos especializados e livros no Brasil e no exterior. É organizador dos livros: Cenários, teorias e epistemologias da comunicação, Mídias e movimentos sociais: linguagens e coletivos em ação, Midiatização e processos sociais na América Latina, Estudos de comunicação: transver­salidades epistemológicas e Midiatização e processos sociais: aspectos metodológicos. Atua principalmente nos temas: epistemologia, midiatiza­ção, dispositivos, campos das mídias e circulação.

Jean Charles Jacques Zozzoli

Graduado em Propaganda e Marketing pela Université de Franche- -Comté em Besançon, na França, mestre em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu o pós-doutorado, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no Centre d’etudes littéraires et scientifiques appliquées (CELSA) – Université Paris-Sorbonne, na França. Professor associado da Univer­sidade Federal de Alagoas (Ufal), onde leciona em níveis de graduação e pós-graduação lato sensu. Um dos pioneiros em estudar a marca no Brasil, foi agraciado em 1995 com o Prêmio Intercom (modalidade Publicidade e Propaganda), por sua pesquisa exploratória sobre a mise-en-scène da iden­tidade e personalidade da marca. É coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos da Marca e suas Interfaces (Giemi). Foi coordenador (em nível nacional) do Grupo de Pesquisa Publicidade e Propaganda da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) – biê­nios 2007-2008 e 2009-2010. Atualmente, é diretor científico da Associa­ção Brasileira dos Pesquisadores em Publicidade (ABP2). Suas pesquisas e publicações têm como foco principalmente a marca, suas comunicações e o consumo sígnico na perspectiva da autopoiese.

 

 

Marco Antônio Lage

Diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade do Grupo Fiat Chrysler para Brasil e América Latina. É jornalista graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi repórter de Economia e Cultura e repórter especial da revista Visão. É conselheiro da Associação Brasileira de Comunicação Empresa­rial (Aberje), vice-presidente da Casa Fiat de Cultura e, como voluntário, é diretor-geral do Instituto Minas pela Paz, instituição ligada à Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), que contribui com o Estado nos projetos de Educação e Defesa Social e Cidadania de Minas Gerais. Co­laborou em vários livros sobre Comunicação Empresarial e Responsabi­lidade Social Corporativa, e prepara o lançamento de seu primeiro livro, sobre a evolução da Comunicação Empresarial no Brasil e a contribuição da atividade para o negócio das empresas. Entre os vários reconhecimen­tos, foi eleito, em 1998 e 2012, Personalidade do Ano em Comunicação Empresarial pela Aberje. Recebeu o Prêmio Universidade de São Paulo (USP) de Comunicação Corporativa e o título de cidadão honorário das cidades mineiras de Betim e de Belo Horizonte.

Mariana Mayumi Pereira de Souza

Doutoranda e mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora da Universidade Federal de Viço­sa (UFV), no curso de Administração do campus UFV – Florestal. Pes­quisadora vinculada ao Núcleo de Estudos Organizacionais e Sociedade (NEOS) da UFMG. Atua em pesquisa e docência na área de Administra­ção, com ênfase em Teoria Organizacional, Sociologia das Organizações, Autogestão e Indústria Cultural.

Suélen Matozo Franco

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Adminis­tração da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE). Bacharel em Administração e em Comunicação Social, com habilitação em Pu­blicidade e Propaganda, pela mesma instituição. Membro do Lócus de Investigação em Economia Criativa.

 

Ficha técnica:

Título da coleção: Faces da cultura e da comunicação organizacional

Editoras: Difusão Editora e Editora Senac Rio de Janeiro

Organizadora: Marlene Marchiori

Ilustrações de capa: José Gonçalves

Formato: 16cm x 23cm

Preço da coleção: R$ 470,00

ISBN: 978-85-7808-102-7 (obra completa)