Jovem + responsabilidade, combina?

07/07/2013 19:17

 

O jovem que chama a responsabilidade tende a ter sucesso, pois ele não tem medo que tudo dê errado, ele tem receio de que tudo não aconteça.

 

 

O jovem engajado com o sentimento de crescimento e auto realização faz a diferença no mundo. A geração Y, que encontra-se no auge, iniciando o século XXI, está buscando cada vez mais ser diferente, e nessa busca pelo diferente faz ela ter três qualidades base: imaginação, criatividade e inovação.

 

O jovem que chama a responsabilidade tende a ter sucesso, pois ele não tem medo que tudo dê errado, ele tem receio de que tudo não aconteça. Quer mostrar o seu valor para o mercado e para as pessoas, não quer ser melhor que ninguém, mas sim deixar evidente suas qualidades. Em muitas empresas existe o programa de Trainee que apresenta oportunidade para o jovem acima da média estar se preparando para um futuro cargo mais elevado em grandes companhias, almejando: diretorias, gerencias estratégicas e etc, de acordo com sua capacidade.

 

Trabalhar desde muito novo faz um diferencial enorme anos à frente, conhecer o mundo de “gente grande” desde cedo é importante, faz você crescer e amadurecer, não digo forçadamente, mas antecipadamente, isso te coloca numa visão de mundo diferente dos seus colegas que apenas estudam conceitos.

 

Melhor do que trabalhar desde muito novo é participar de projetos empresariais ainda no seu inicio, quando se está engatinhando tudo é muito mais complexo, o conhecimento às vezes é limitado e os recursos mais ainda, tudo é feito na base da experiência do líder e muitas vezes na intuição empreendedora de quem se encontra na linha de frente, geralmente uma equipe de poucas pessoas.

 

É muito bom iniciar uma empresa que ainda não tem “tradição” e anos no mercado, a aventura é sensacional, as experiências são infinitamente vividas a 220 por hora e toda decisão é uma final de campeonato, pode decidir os rumos por meses. A competência da equipe tem que ser multiplicada, pois uma empresa nova tem muitas vezes uma pessoa desempenhando a função de 10, o grau de competência e atenção ao risco é muito maior.

 

Logo, o jovem precisa puxar as responsabilidades, temos grandes exemplos Brasileiros como: Bel Pesce ( A menina do Vale), Eduardo Lyra( Livro Jovens Falcões) e Flávio Augusto ( Geração de Valor) , jovens que puxaram e estão puxando a responsabilidade para si, e com isso estão crescendo e mostrando seu valor.MOSTRE O SEU VALOR , assuma riscos.

 

Breno Eirado - Gestor de Negócios (GP3)