Gestão do Conhecimento – Os administradores precisam conhecer
Considerada por muitos o novo foco da Administração moderna, a
A Gestão do Conhecimento, quando bem implementada, contribui significativamente para a geração de riquezas, lucros e valor para as organizações. Porém, é importante ressaltar que ela não é algo tangível ou que se possa pagar por ela, é muito mais um comportamento e uma prática do que propriamente um produto que se manufatura. Ela precisa ser moldada com muito trabalho, participação dos colaboradores e pontos característicos da cultura da empresa. É uma forma de gestão do capital intelectual da empresa, que valoriza o conhecimento de toda a organização.
Me dá um exemplo de como tudo isso funciona?
Claro. Imagine um setor de uma empresa que dependa única e exclusivamente de uma pessoa e de todo o conhecimento que ela adquiriu em 20 anos de trabalho. E, mais que de repente, esta pessoa saia da empresa. Existe outra pessoa na empresa que conheça o serviço dela? Não. E agora? Caos total! Por isso, é importante que o conhecimento seja bem gerenciado na empresa, incentivando a troca de experiências, vivências e o compartilhamento de informações relevantes para a empresa. Um sistema em que o conhecimento não seja monopolizado por uma ou duas pessoas. Entendeu?
Abaixo deixamos algumas considerações sobre a Gestão do Conhecimento para complementar ainda mais o seu entendimento. Confira:
Objetivos da Gestão do Conhecimento
A gestão do conhecimento tem como principais objetivos:
- Tornar acessíveis grandes quantidades de informação organizacional, compartilhando as melhores práticas e tecnologias;
- Permitir a identificação e mapeamento dos ativos de conhecimento e informações ligados a qualquer organização, seja ela com ou sem fins lucrativos (Memória Organizacional);
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Apoiar a geração de novos conhecimentos, propiciando o estabelecimento de vantagens competitivas. - Dar vida aos dados tornando-os utilizáveis e úteis transformando-os em informação essencial ao nosso desenvolvimento pessoal e comunitário.
- Organiza e acrescenta lógica aos dados de forma a torná-los compreensíveis.
- Aumentar a competitividade da organização através da valorização de seus bens intangíveis.
Vantagens da Gestão do Conhecimento
A gestão de conhecimento oferece diversas vantagens para as empresas que a utilizam, entre elas:
- Vantagem competitiva em relação à concorrência;
- Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos;
- Rápida comercialização de novos produtos;
- Aumento do valor das ações;
- Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais;
- Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações;
- Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados;
- Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios;
- Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
A Gestão do Conhecimento, se bem gerida, contribui também para o aumento do desempenho das empresas, garantindo-lhes uma vantagem competitiva diferenciada, uma vez que tem como base as pessoas da organização. E se você consegue reunir um grupo de pessoas diferenciadas, com idéias novas e engajamento pleno, certamente estará muitos passos à frente de seus concorrentes.
E quando a informação é tratada e compartilhada corretamente, entre os colaboradores da empresa, ela passa a ser um ativo da própria empresa e não mais um conhecimento específico de uma pessoa ou setor. É importante que todos possam ter acesso à informação e que isto sirva para alavancar as atividades e processos da empresa. A informação e as pessoas que a compartilham são os motores que movem as organizações modernas.
Postado por Gustavo Periard
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