Endeavor promove pesquisa para medir o nível de Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras

06/06/2014 19:14

Dados coletados vão mapear o grau de engajamento empreendedor no ambiente acadêmico

 

A Endeavor Brasil em parceria com o SEBRAE realiza até o dia 10 de junho a pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, que tem por objetivo mapear e traçar um perfil dos acadêmicos brasileiros em instituições de ensino públicas e privadas. A base de dados será utilizada para promover discussões e elaborar propostas para incentivar a educação empreendedora.

A pesquisa deste ano pretende atingir a marca de 10 mil acessos, fortalecendo o insumo de informações e analisando de forma mais precisa a atual situação acadêmica no Brasil. Ao confrontar com os dados coletados em 2012, a expectativa é de monitorar as características dos universitários e a evolução no quadro nacional. Para o coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Marcos Mueller, o empreendedorismo é o motor de mudança que o país precisa para crescer e se fortalecer, o que valida o interesse em contribuir com ações que transformem a universidade em um ambiente mais empreendedor.

Os participantes que acessarem o link, responderem as 20 perguntas e um cadastro com dados pessoais, também concorrem a 10 cursos da Endeavor voltados aos pequenos e médios negócios. Os cursos são interativos e desenvolvidos para quem ainda não começou a empreender.

Em paralelo, para mensurar como os professores estão lidando com o empreendedorismo nas universidades, a Endeavor preparou um questionário específico para educadores que pode ser acessado neste link.

Em 2013, 6215 estudantes de 14 estados responderam à pesquisa que apontou que 62% nunca participaram de qualquer organização, mostrando a falta de engajamento com o setor. No panorama geral de 2012, o número de empreendedores universitários era baixo, somando 8,8% dos entrevistados. Em contrapartida, apontou que 60% pensa em abrir o próprio negócio.

Pesquisa Empreendedorismo Universitário 2012

 

Sobre a Endeavor

A Endeavor é uma das principais organizações de fomento ao empreendedorismo no mundo. Atua na mobilização de organizações públicas e privadas e no compartilhamento de conhecimento prático e de exemplos de empreendedores de alto impacto para fortalecer a cultura empreendedora do país. No Brasil desde 2000, já ajudou a gerar mais de R$2 bilhões em receitas anualmente e mais de 20 mil empregos diretos através de programas de apoio a empreendedores, e a capacitar mais de 2 milhões de brasileiros com programas educacionais presenciais e a distância. Mais informações:https://endeavor.org.br/.