Empresas de logística mais ágeis e mais produtivas

20/10/2013 08:29

         É muito comum vermos empresas com algum tempo de mercado, simplesmente irem desbotando.

Sabemos que a logística é um dos diferenciais competitivos das organizações, e em cenários mais desafiadores, surgem excelentes oportunidades para encontrarmos soluções criativas e inovadoras..

Entretanto, fazer diferente do que vem sendo feito não é tarefa fácil, pois exige diversas mudanças, sejam elas nos aspectos  de cultura, de hábitos e costumes, na forma de analisar o cenário, na forma de liderar as equipes, na forma de analisar os resultados de curto, médio e longo prazo dentre outras. Mas, como sabemos a palavra mudança por si só já causa um frio na barriga em grande parte das pessoas.

É muito comum vermos empresas com algum tempo de mercado, simplesmente irem desbotando, ou seja, a cada ano que se passa vão perdendo a sua cor, o seu tutano, a sua energia, a sua vontade de conquistar novas coisas e, a única cor que predomina é o vermelho de seu resultado. Esse processo é lento e, muitas vezes, imperceptível até que um belo dia a empresa simplesmente desaparece. No segmento logístico temos inúmeros casos que retratam esta situação e infelizmente, ainda teremos diversos outros.

Quando os executivos das empresas que estão se desbotando são perguntados sobre o que está ocorrendo, muitas vezes eles não possuem a clareza da situação. Simplesmente procuram transferir a culpa dos insucessos para o mercado, afirmando que a concorrência é desleal, que os preços estão sendo achatados, que os clientes estão mais exigentes, que os impostos estão inviabilizando o negócio e se desejarmos. Grande parte das vezes observamos uma transferência interna, ou seja o departamento A diz que fez a sua parte, mas o departamento B não conseguiu cumprir a sua parte. Por sua vez o departamento B mostra que as regras estabelecidas como foco no negócio não são observadas pelo departamento A, e assim a empresa como um todo continua se desbotando. Podemos pontuar mais de 50 razões elencadas por estes executivos, mas este não é o foco hoje.

O que ocorre, em grande parte das vezes, é que os executivos das empresas que vão desbotando, se preocupam tanto com o seu status quo que não conseguiram perceber e entender que é preciso mudar constantemente de forma ágil e produtiva,

O mercado não vai deixar de ser cada vez mais exigente em relação à qualidade dos serviços e aos custos praticados, a concorrência não vai deixar de ser acirrada (o que é muito bom para o mercado e para o negócio) e provavelmente, não  teremos grandes desonerações por parte do governo.

Logo, o caminho a seguir pelos prestadores de serviço logísticos (operadores ou transportadores) é a busca pela agilidade e produtividade que não é apenas baseada na aquisição de equipamentos modernos e tecnologia de ponta.

Algumas dicas para as que as Empresas  de logística consigam se destacar no mercado,:

  • Definir de forma clara a sua estratégia de negócios (foco, mercado,preço …)
  • Entender as demandas dos clientes atuais e futuros e o alinhamento destas com a estratégia de negócios estabelecida da empresa;
  • Entender os custos (diretos e indiretos) que o serviço prestado ao cliente gera e a margem de resultado deixada para a empresa, buscando aumentar o volume dos de maior margem e a reversão ou exclusão dos de margem menor;
  • Selecionar, desenvolver, engajar e reter uma equipe comprometida com os resultados e satisfeita com o ambiente de trabalho;
  • Ter processos que garantam a máxima produtividade dos recursos (humanos, materiais e de tecnologia)
  • Estar lado a lado com a comunidade, entendendo como pode ser feita uma integração entre empresa e o desenvolvimento da comunidade,
  • Remunerar os acionistas de acordo com os objetivos de curto, médio e longo prazo;
  • Estar atenta as regras do governo de uma forma geral
  • Manter executivos que consigam enxergar a necessidade de mudar

Bem, como podemos ver existem inúmeros desafios, mas para aqueles que estiverem abertos as mudanças, também haverão e grandes oportunidades.

Logo, é aproveitar este início de ano para refletir sobre que caminho a seguir: ser uma empresa de logística mais ágil e mais produtiva ou uma empresa que vai se desbotando ao longo dos poucos anos que lhe resta.

 

 

Helio Meirim

CEO da HRM Logística consultora & treinamento, tendo atuado, por mais de 20 anos, no Brasil e no exterior, em cargos executivos de empresas nacionais e multinacionais nos segmentos de Operadores Logísticos, Transportadores, Varejo, E-Commerce, Indústria Farmacêutica, Alimentícia, Siderúrgica, Química e Agrobusiness. Msc em Administração coordena a comissão de logística do Conselho Regional de Administração – RJ, é professor, escritor, palestrante e compartilha suas ideias no blog www.hrmlogistica.wordpress.com. Contato meirim@hrmlogistica.com.br