Empreendedorismo: Oportunidade Ou Necessidade?

10/03/2010 11:33

Por que os indivíduos tornam-se empreendedores?

Segundo o relatório do GEM – Global Entrepreneurship Monitor (MGE - Monitor Global de Empreendedorismo, em tradução livre), que analisou como se dá o empreendedorismo em 37 países, e em cerca de dois terços dos adultos envolvidos em empreendedorismo procuram por vontade própria concretizar uma oportunidade de negócio atraente.
Somente um terço dessas pessoas voltou-se para o empreendedorismo por necessidade, ou seja, por não encontrar qualquer outro trabalho que lhe parecesse conveniente.
Constatou-se ainda que os empreendedores motivados por oportunidade predominam em países desenvolvidos, enquanto os motivados por necessidade representam metade dos empreendedores dos países em desenvolvimento.

Empreendedorismo por oportunidade ou por necessidade?

Quando alguém, por oportunidade ou por necessidade, resolve abrir um negócio próprio, certamente ele tem a consciência de que esse novo mundo apresenta características muito diferentes daquele em que atuaria como contratado. O empreendedor também deve estar muito bem esclarecido de que, para ter sucesso, precisa possuir determinadas características fundamentais para o êxito de sua nova empreitada, sem as quais poderá colocar por terra os seus sonhos corporativos e podem influenciar negativamente nos sonhos pessoais.

Características como autocontrole, criatividade, liderança, tolerância a incertezas, ambição com conduta ética, comprometimento, foco e persistência, consciência de riscos e disposição para encará-los, determinação, responsabilidade consigo e com os outros, autoconfiança sem auto-suficiência e sabedoria para trabalhar com o poder são necessárias para o êxito do empreendimento.

Com essas características aliadas a um planejamento adequado, que estude fortemente o terreno e estabeleça metas bem realistas para o negócio, as chances de sucesso crescem bastante.

Fonte: Café com Idéias - um café com idéias sobre empreendedorismo