Criatividade versus produção

07/02/2012 13:28

 

Segundo a lei de Lavoisier, "na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma". Esta transformação é pura criatividade. Tudo já existe em estado bruto ou matéria-prima. Nada pode ser acrescentado nem diminuído na energia que há no universo, seja ela energia densa ou energias sutis. Mas tudo pode ser combinado de maneiras infinitas, produzindo resultados e transformações infinitas. Criatividade, portanto, é produzir algo totalmente novo a partir de algo que já existia como matéria-prima. Um bebê, por exemplo. O bebê é concebido a partir da união do gameta masculino (pai) com o gameta feminino (mãe). O bebê herdará no seu DNA características do pai e características da mãe mas a união dos dois produzirá um resultado que nunca existiu, um bebê totalmente único, que será mais tarde um ser humano adulto também totalmente único. Esta é a beleza da vida que sempre está produzindo novas formas em sua ânsia de viver. Por isso é que diz-se que Deus não faz cópia de ninguém, está sempre criando seres originais. 

Esta originalidade ou diferença entre os seres parece que está sendo mais respeitada nos últimos anos. Existem mais movimentos, as pessoas estão mobilizando-se mais no sentido de respeito às diferenças. Isto já é digno de louvor mas falta muito ainda para a humanidade atingir um patamar de amplo respeito ao indivíduo. Estamos evoluindo no sentido de um maior respeito às classes, grupos, principalmente às "minorias" discriminadas. Observamos isto no que diz respeito a raça e orientação sexual. Respeita-se mais os negros, os gays, e existe uma legislação mais rigorosa para punir os infratores. Estou citando estes dois grupos apenas como exemplo, salientando que não estou falando nas exceções que ainda acontecem. Estou falando que, na sua maior parte, o respeito às diferenças em termos de grupos humanos já é um fato na nossa sociedade. 

Se isto está acontecendo em relação a classe e grupos ainda falta muito em relação ao indivíduo em si, como referido anteriormente. A diferença verdadeira verifica-se no indivíduo e não no grupo. O indivíduo é único, seja ele branco, negro, amarelo, vermelho, heterossexual, homossexual, bissexual, etc. Cada um tem suas características únicas e elas deveriam ser respeitadas desde criança, principalmente na família e na escola. A educação deveria ser no sentido de dar suporte e ajudar o indivíduo a efetivar a sua individualidade e potencialidade. Isto é o que quer dizer educar, do latim educare, ou seja, trazer para fora o conhecimento que já existe dentro de cada um. Infelizmente não é isto o que acontece. O sistema educacional não ajuda o indivíduo a ser ele mesmo mas força-o a ser algo útil para a sociedade, mantendo-o num padrão estipulado pelos formadores de opinião e sempre priorizando o conhecimento de fora pra dentro, como algo que se coloca goela abaixo. 

E como a originalidade e a criatividade são tratadas e consideradas no trabalho, nas empresas e nos negócios? Depende de vários motivos. 

 

Exemplo: a massa trabalhadora de operários que trabalha numa fábrica produzindo em série, jamais poderá ser criativa. Os trabalhadores precisam apenas repetir movimentos mecânicos, tornando-se cada vez mais eficientes como robôs. Roberto Carlos foi criativo ao compor suas músicas e na forma como se apresentava no início da sua carreira? Certamente que sim. Mas após o sucesso ter acontecido para Roberto Carlos, ele jamais pôde voltar a ser criativo. Ele apenas repete aquele primeiro modelo do início de sua carreira e todas as letras que vieram depois são apenas repetições das primeiras com a falsa impressão de que são novas. Roberto Carlos, se voltar a ser criativo, perderá a maioria dos seus fãs, porque os seus fãs já estão habituados àquela imagem de Roberto Carlos. Roberto Carlos, portanto, é um prisioneiro de seu sucesso e de sua imagem, mas ganhou e ganha muito dinheiro com isto.

Temos dois hemisférios cerebrais. O hemisfério direito é criativo, e o hemisfério esquerdo é mecânico. Cabe a cada um de nós decidir em qual momento um ou outro deverá ser acionado. A verdadeira inteligência está além dos dois hemisférios. Existe uma consciência que transcende a inteligência puramente cerebral. Esta consciência é o seu Eu verdadeiro. Em que momento você está no seu trabalho, na sua profissão, nos seus negócios? É interessante para você financeiramente continuar no seu emprego, na sua profissão, fazendo uma atividade de forma mecânica? Ou você tem um sonho de ser dono do seu próprio nariz e botar toda a sua criatividade nos seus negócio? Para mim, a fórmula do sucesso, não somente no plano material mas também no plano espiritual é equilibrar as duas coisas. Existem momentos em que a criatividade é necessária mas existem momentos em que a produção repetitiva é necessária. Você pode criar algo novo mas você precisa também ter persistência para implantar este algo novo na sociedade porque as pessoas inicialmente oferecem resistência a tudo o que é novo. É neste momento em que a perseverança é fundamental. Uma pessoa sábia já falou em algum lugar que o sucesso é o resultado de talento e persistência.