Confeitaria familiar de Santo Amaro da Imperatriz dobra o faturamento um mês após consultoria com a Esag Jr.

05/01/2016 19:58

Empresa Júnior da UDESC elaborou o mapeamento de processos e o planejamento da Doce Delícia Delicatessen

 

O setor de panificadoras e confeitarias vem desacelerando desde 2010. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Tecnológico de Panificação e Confeitaria (ITPC), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), revelou que o crescimento no ano passado foi de 8,2%. Ainda segundo a Abip, aproximadamente 63,2 mil panificadoras compõem o mercado da panificação e confeitaria no Brasil, sendo que 60 mil são micro e pequenas empresas.

 

A confeitaria Doce Delícia Delicatessen, com sede em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis (SC), é uma dessas pequenas empresas que buscaram uma reestruturação interna para aumentar o faturamento. Depois da consultoria com a Esag Jr, empresa júnior de Florianópolis especializada em soluções na área de gestão empresarial, a delicatessen conseguiu dobrar o seu faturamento mensal.

A Doce Delícia é uma microempresa familiar, que oferece produtos para outras empresas e também para o consumidor final, e tinha uma problema que é frequente em outras empresas de estrutura familiar: separar as contas pessoais dos gastos da empresa. Para organizar a estrutura interna da confeitaria, os consultores da Esag Jr. realizaram o mapeamento de processos, com a padronização dos principais processos e a avaliação de possíveis melhorias, e o planejamento financeiro, que contou com o desenvolvimento de uma ferramenta de controle financeiro e definição de metas. “Isso permitiu que a empresa se mobilizasse e se motivasse em relação ao seu crescimento, uma vez que agora ele era mensurado”, comenta Eduardo Bailer, membro da Esag Jr. e gerente do projeto.  

 

Para Edson Scattolin, fundador da empresa, o crescimento no faturamento foi alcançado depois que ele e sua mulher e sócia, Patrícia de Sillos, perceberam o ganho real por produto. “A consultoria nos incentivou a trabalhar nas linhas de produtos de maior rentabilidade, trazendo foco e rentabilidade para a empresa. Além disso, outro fator determinante foi o maior envolvimento de um dos sócios na área comercial. A otimização dos processos administrativos liberou mais tempo para que ele se concentrasse no lado comercial”, explica Scattolin.

 

A confeitaria começou com o propósito de atender pessoas que tivessem alguma restrição alimentar. Agora, a empresa ampliou a oferta de produtos e fornece tortas finas e artesanais, doces e salgadas, bolos sem glúten, sem lactose e uma linha de produtos integrais. “Antes da Esag Jr. a Doce Delícia era apenas uma empresa familiar e agora podemos chamá-la de uma empresa profissional”.

 

Sobre a Esag Jr.

A Esag Jr. é uma empresa que presta o serviço de Consultoria em Administração para toda a região de Florianópolis e oferece soluções para as mais diversas áreas da administração, como plano de negócio, financeiro, marketing, estratégia e gestão e gestão de pessoas. Fundada em 13 de setembro de 1993, a empresa júnior já mobilizou cerca de 600 participantes em mais de 230 projetos. 

 

Por: Natália Porto

Dialetto www.dialetto.com.br