9 Dicas para você criar um perfil profissional competitivo

02/05/2014 14:28

 

Quando ficamos desempregados, não tem jeito. O negócio é dar aquela bela ajeitada no currículo, atualizar o cadastro em sites de vagas e avisar os amigos que caso eles precisem indicar alguém para determinada vaga, podem contar contigo.

Essa é a maneira tradicional e até hoje tem dado certo.

Agora vamos falar de outras ações que você pode realizar para ser visto no mundo virtual através do uso do LinkedIn.

O LinkedIn é uma rede de relacionamento profissional bem difundida no Brasil mas ainda assim, vou compartilhar algumas dicas que certamente deixará o seu perfil mais competitivo.

  1. Declare o seu conhecimento: Concentre o conteúdo na sua experiência profissional, exponha as principais realizações que você ofereceu em cada trabalho. Não se esqueça de incluir o seu atual e emprego, o anterior, onde você estudou, os principais cursos e habilidades. Nas informações pessoais, ponha a sua data de nascimento e estado civil. Espalhe palavras-chave relevantes em todo o seu perfil para os motores de busca te encontrar.
  2. Cative o seu público: Crie um resumo de qualificações atraente. Use as palavras chaves que são importantes na sua área para deixar o seu resumo bem completo. Se você já fez isso mas acha que pode melhorar, olhe anúncios de empregos que te interessa , e em seguida, escrever uma lista de sua experiência de correspondência, competências , habilidades e educação.
  3. Escreva fora da caixa: Evite clichês. Utilize uma linguagem que ajude os leitores a entender a sua especialidade . Use detalhes. Seja autêntico. E dentro dos limites da comunicação empresarial, escrever como se fala .
  4. Tamanho certo: Não existe uma regra para limitar  um perfil profissional, mas como tudo na vida, busque equilíbrio, não o deixe nem muito longo nem muito curto. Faça de cada palavra uma oportunidade para se vender.
  5. Não exagerar sua versatilidade: Algumas pessoas cometem o erro de remendar as suas qualificações. Os empregadores geralmente procuram especialistas, não generalistas . (Uma exceção é o profissional que atua em pequenos negócios, visto que uma pessoa pode acumular várias funções).
  6. Não exagere auto-elogio: Evite usar adjetivos vazios para se auto-definir, como por exemplo: superior, exclusivo, excelente, e assim por diante. Busque explicar como você fez ou economizou dinheiro para a empresa, como você entrega um trabalho ou como você recebeu um mérito por ter um bom desempenho no trabalho.
  7. Recomendações: Você terá mais credibilidade quando os seus colegas de trabalho, empregadores e parceiros declararem o quão bom você é. Recomende antes de pedir uma recomendação. Geralmente as pessoas retribuem a gentileza, caso não contrário, solicite.
  8. Participe dos grupos de debates: Busque os grupos que abordem assuntos do seu interesse. Apenas fazer parte não é o suficiente. Dê sua opinião, recomende os debates que você considerar relevantes. Se você ler algum artigo interessante, compartilhe e peça opinião dos demais. Sempre tem pessoas dispostas a contribuir. Atenção especial para o conteúdo. Não compartilhe por compartilhar. Dedique alguns minutos diários para responder aos comentários nos debates que você participa. Interaja com as pessoas.
  9. Não seja uma vítima de postagens perigosas: Esse tema é polêmico. Há quem defenda que o profissional deve se comportar naturalmente nas mídias sociais, assim o recrutador pode avaliar como ele se comporta no ambiente fora do trabalho. Até concordo, mas precisamos estar cientes que Recrutamento e Seleção não é uma ciência exata. Cada recrutador tem um conjunto de critérios que analisa em cada candidato. Então por via das dúvidas, evite publicações que você considere inoportunas. Trate uma página no Facebook ou LinkedIn com o cuidado que você dá um currículo.

Espero que essas dicas possam te ajudar a deixar o seu perfil mais completo e competitivo. Use o LinkedIn como uma opção de demonstrar o que você faz, como você trabalha e aproveite todas as oportunidades para você dar a sua opinião através dos debates. Você só tem a ganhar.

[Crédito da Imagem: Perfil Profissional - ShutterStock]

 

AUTOR

Formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi. Com mais de 7 anos de experiência no mercado de serviços B2B, passou por várias áreas de negócios. Atualmente, atua como social media na Happy Melly Brazil.

Priscila Stuani