5 Dicas para um Planejamento de Carreira

08/11/2014 20:58

 

Reter bons funcionários não é uma tarefa fácil para os gestores. A concorrência é grande nesse quesito, o que faz com que a área de Recursos Humanos esteja constantemente em busca de novas estratégias para aprimorar os seus trabalhos e oferecer melhores condições aos empregados. Com isso, estando satisfeitos com o que a empresa oferece, eles não terão vontade de sair de onde estão.

Gostaria de obter ajuda nesse processo? Não perca tempo e leia o post que organizamos com 5 dicas para o desenvolvimento de um planejamento de carreira eficaz!

  • Ouça o Profissional da Sua Organização

Para o desenvolvimento de um plano de carreira, é importante que a empresa conheça quais os desejos e as ansiedades de seus colaboradores. Assim, além do funcionário se sentir valorizado por ser ouvido, a organização poderá estabelecer melhor os seus parâmetros, com base no que ela precisa e no que o seu colaborador espera. Portanto, chame-os para um bate papo e compreenda o que eles almejam.

  • Identifique Visões de Futuro

Outro importante ponto que precisa ser investigado em relação ao colaborador está associado à visão que ele tem de si com o futuro. Tente extrair dele o máximo de sinceridade possível e esteja preparado para respostas como “abrir o meu próprio negócio” ou “ir para outra organização”.

Por mais que, em um primeiro momento, isso pareça demonstração de falta de interesse, os gestores terão um material riquíssimo a ser trabalhado. Assim, é possível desenvolver estratégias baseadas nos “porquês” do que foi perguntado, a fim de superar as expectativas do colaborador, fazendo com que os melhores se desenvolvam e cresçam com os mesmos objetivos que se tem para o futuro da empresa.

  • Analise Pontos Fortes e Fracos

Escreva, com cada um de seus funcionários, quais são os pontos fortes e os pontos fracos que precisam ser trabalhados para que os seus objetivos profissionais possam ser alcançados. Estimule a força de vontade que cada um tem dentro de si para revisitar temas já conhecidos, realizar reciclagem de conhecimentos e aprimorar sempre o seu trabalho. Assim, o que é bom será ainda melhor e o que precisa ser melhorado também!

  • Estabeleça Metas

Com todo o perfil traçado, mostre ao seu funcionário o que ele precisará fazer para alcançar tudo o que sonha, pois não basta simplesmente ter potencial, é preciso fazer as oportunidades acontecerem! Por isso, defina prazos, objetivos e metas a serem alcanças e o estimule a cumpri-las.

  • Faça Avaliações Periódicas Durante o Percurso

Estabelecida a conversa, o entendimento e a ação para que a carreira de seu funcionário alce voos longos, estabeleça um tempo para que vocês possam avaliar os caminhos percorridos e quais foram os impactos do plano de carreira na vida dele. Tal ação também é importante para que ajustes possam ser realizados, e para que metas possam ser alcançadas.

Ao estruturar um processo para que o funcionário possa ascender dentro da organização, políticas devem ser estabelecidas para que a sua valorização e crescimento sejam concretizados de acordo com as expectativas que foram criadas no início do processo. Portanto, assim como a investigação dos anseios é importante, o desenvolvimento de normas para os planos de carreira também é.

Agora que você conheceu nossas dicas, que tal implantá-las e se beneficiar dos resultados? Coloque-as em prática e venha nos contar da experiência!

 

Leonardo Moreira.