10 Dicas para não entrar em uma Empresa que não te merece!

22/12/2012 20:00

 

Outro dia, Lendo os artigos que tanto admiro, da administradores.com. BR, Li um artigo que dizia sobre as dez dicas para ser reprovado numa entrevista de emprego, de autoria de Débora Martins. Que achei muito bom e interessante.Pensando neste assunto que sempre está em voga nas conversas e em meios profissionais,meios estudantis , empresarial e até mesmo muito abordado pela literatura.Resolvi também escrever algo peculiar,só que pelo prisma do candidato à vaga em questão.Porque muito se cobra de quem estar pleiteando uma vaga de um bom emprego, muitas vezes determinadas empresas não estão preparadas para tal inserção de candidatos.então,  seria como se fosse uma resposta às praticas dadas as devidas proporções  até abusiva condicionada pela aquela empresa ou “organização” entre “aspas” a um candidato que muito das situações  está até fragilizado pelo desemprego decorrente em nosso país.Ficando assim com um alerta para não “cair também em maus Lençóis”, ou até mesmo não cair em uma empresa que não te merece!.

 

1- Ofertas colocadas em classificados de jornais.

Sabemos que existem bastantes veículos de comunicação que são idôneos e responsáveis, mas, há também quem se aproveite destes mesmos veículos para proliferar charlatanismo empresarial. Portanto, observe sempre se informa endereços corretos, completos e que atenda em horário comercial. Sempre desconfie de ofertas muito generosas, nunca deposite valores em espécie para participar do processo seletivo, procure sempre saber o nome da empresa ou quem está sendo o responsável pela seleção, para que você também não perca seu precioso tempo, dinheiro de transporte, Alimentação e até mesmo idas e vindas com um processo sem retorno garantido.

 

2- No processo de primeira comunicação/contato telefônico ou email.

Seja sempre muito Cortez e educado porque isso é muito importante e faz parte de um tratamento de cidadania. Mas, se a pessoa que está te atendendo não for da mesma maneira, tome cuidado! Pois, esta mesma pessoa poderá intervir neste processo e você mais uma vez perderá seu tempo. Ao enviar um Email, procure obter respostas condizentes com as seleções, algo que levar mais de uma semana para lhe dar respostas do primeiro contato. Esqueça! quem está selecionando não tá nem aí, concorda? Ao falar no telefone, procure verificar como é o tratamento com você candidato, pois imaginem, sempre queremos conquistar as melhores pessoas para estarmos ao nosso lado, você nem faz parte da empresa e já está sendo mal tratado, Fuja disso!

 

3- Ao chegar ao local do processo seletivo.

Quando somos chamados para um processo seletivo, certamente, já passamos por uma triagem enorme, concorda? Certamente, já viram seu currículo, já fizeram uma pequena entrevista por telefone ou email, foi marcado uma entrevista com local e horário definido. Ou seja, você já é quase conhecido, mas podemos levar em consideração que serão muitos candidatos!Chegue sempre com alguns minutos de antecedência até para você pesquisar o local, Vê se está apropriado ou de acordo com que a empresa está oferecendo ou exigindo! Para fazer uma previa preparação das respostas em relação ás perguntas que poderão vir. Quando convidamos alguém para conhecer nosso lar temos que agir como anfitrião, certo! Numa fase de entrevista não poderá ser diferente, mesmo que seja feito por uma empresa terceirizada, aí é que deverá retratar a organização, caso contrário esta empresa é desorganizada! Porque não está cuidando dos processos operacionais de recrutamento e também não tem um follow up de empresas que prestam serviços para elas. Então voltemos, deverá dar uma boa acomodação para realizar as entrevistas, fornecer água potável, ambiente climatizado, bem iluminado e sim o mais imprescindível, cumprir com o horário determinado. porque já vi casos em que o entrevistador chegou até com cinco horas de atraso sem sequer avisar, é mol ou quer mais!

 

4- Certifique-se que o entrevistador realmente sabe o que está fazendo.

É evidente que você não vai avisá-lo, mas saiba que tem muito entrevistador que é todo “enrolado” no momento da entrevista. Chega com um monte de papel, pergunta seu nome, sendo que já marcou com você no horário especifico, mas vamos levar em consideração que poderão ter outros candidatos. Faz inúmeras perguntas de âmbitos pessoais que às vezes não condiz com o trabalho, com a vaga especifica, com a vida, ou seja, com nada. principalmente se for uma candidata mulher,chega ser constrangedor.mas poderá ser  o inverso,acontecer com homens também, fiquem atentos!

 

5- Exigências de transparências!

Muitos são exigidos dos candidatos a uma vaga de emprego, mas muitas vezes a empresa em questão ou a terceirizada prestadora de serviços de recrutamento e seleção, não joga limpo, com as informações da empresa, como por exemplo, reais condições de trabalho, benefícios oferecidos e até salários definidos, portanto, lembre-se que confiança é uma via de mão dupla, caso não esteja sendo assistido repense! Muitas vezes é até uma estratégia da empresa, mas convenhamos que na maior parte seja desorganização mesmo.

 

6- Observe os locais de trabalho.

Se a entrevista for numa agencia verifique as acomodações, se for à própria empresa observe o ambiente se são organizadas, as pessoas são hostis em seu tratamento, se tem organogramas fixados, isso indica transparência, boa comunição visual, Letreiro apagado, ambiente limpo, aqui vai somente algumas dicas, pois lembre-se que este poderá ser o ambiente em que você poderá vir a trabalhar por muito tempo e não há salário que pague seu bem estar. Afaste-se de coisas negativas!

 

7- Aprofunde suas informações.

Caso já saiba o nome da empresa, ou se souber durante o processo seletivo, faça uma pequena busca na internet, até mesmo para conhecer a empresa que você vai trabalhar, verifique se é realmente conceituada, veja fóruns de reclamação, faça até uma busca no site do governo para vê se a tal está com situação regular, caso tenha tempo é claro!

 

8- Tem um ditado que diz assim: Quem espera sempre alcança, mas, tem outro que é desta forma: é melhor esperar sentado porque em pé cansa!

Saiba meu amigo, assim como nós precisamos trabalhar as organizações também precisam de trabalhadores! Porque até o momento que nós sabemos, não existe ainda sequer uma empresa que tenha cem por cento maquinas e equipamentos e que não dependa de um Ser Humano para que pelo menos ligue a tomada. Portanto, não perca seu precioso tempo aguardando feedback demorado de empresas em processos seletivos ou até mesmo terceirizadas de recrutamento. pois, muitas delas nem sequer se dão o luxo de retornar para o candidato.que foi lá e prestou maior atenção e disponibilidade de seu tempo,dando crédito e prestigio a quem não está nem aí,tem mais algo a dizer, se puder não vá novamente a estas instituições ou não dê referencias positivas porque somente assim eles irão ter respeito e dignidade com pessoas de bem e não deixar os outros na expectativas.

 

9 – Tenha bom senso, sempre!

Tem certos recrutadores que fazem com que candidatos fiquem a esperas de serem atendidos por várias horas a fio, outros sequer fornecem alguma alimentação ou vale alimentação para os candidatos. Fazendo – os esperarem e ultrapassarem a hora do intervalo do almoço. Pensem não houve uma preparação ou planejamento! Ou é falta de respeito e consideração claramente!

 

10 – Diga com quem andas, Eu te direi quem tu és!

Meus Caros amigos, eu poderia até parar de elencar situações esdrúxulas e patéticas feitas por empresas que não respeitam sequer os candidatos que almejam fazerem parte do “quadro funcional desta grande empresa”, mas, devo admitir que não param por aí! Quero ressaltar se existe um tratamento desta forma com quem faz menção em entrar, que dirá o ocorrerá com os clientes externos desta empresa, clientes que estes que são a razão do negocio, que trazem os ativos tangíveis e intangíveis. Outra pergunta que fica no ar será se não é cultura desta empresa trazer a tona todo esse potencial de desleixo para com seus clientes do micro e macroambiente? E você que está entrando de “gaiato” e certamente fará parte deste ciclo sem poder se defender? Será mais um a praticar os mesmos “delitos corporativos em nome da competência”.

Com tudo quero pedir muita reflexão de empresários e recrutadores que olhem com bastante respeito e os tratem com dignidade, porque muito se fala em ética nas empresas e na primeira oportunidade já são tratados com início de assedio moral, sexual e muitas vezes buyling já colocando um prejuízo incalculável para ser humano e para Empresa. Colocando em riscos uma cultura organizacional,valores intrínsecos,Uma marca,missões e objetivos escorrendo por um ralo a baixo.”Pai, Afaste de mim este cálice!”.

 

Sergio Alex Gomes de Andrade
Email: Admsergioalex@hotmail.com

TEL:(83) 8748-5851
(83) 9351-9524
(83) 9952-4872