A Logística em 2014 – Pronto para Realizar um Trabalho Extraordinário?

09/12/2013 22:33

Faltando menos de um mês para a mudança do calendário, as atenções da comunidade logística já estão todas voltadas para o que nos espera em 2014. E não há dúvidas de que existem motivos para acreditarmos em um Ano Novo repleto de boas perspectivas.

As novas ( e atrasadas ) concessões no segmento de transportes trarão investimentos significativos na melhoria da infra-estrutura operacional de aeroportos, estradas, portos etc. A Copa do Mundo FIFA- mesmo com seu legado duvidoso e gastos questionáveis- impulsionará comércio, serviços, consumo e turismo.

Projetos estratégicos para o país irão alcançar novos patamares no próximo ano: portos do Açu e do Sudeste, produção no pré-sal, refinaria da Petrobrás no Nordeste, fábrica de automóveis da Nissan, etc.

É bem verdade também que a alta da taxa de juros é um problema e acaba por frear o consumo, mas ainda assim o cenário é extremamente favorável para o crescimento profissional no ambiente logístico brasileiro.

Para que esta conjuntura positiva seja bem aproveitada, o profissional precisa se conhecer bem e estar preparado para a qualquer momento encarar desafios novos, que necessitam soluções e abordagens diferentes.

 Deixo aqui algumas dicas para os profissionais da área:

 

  • Conheça suas forças: Quais são seus talentos? O que você realmente gosta de fazer, e o que faz com extrema facilidade? Você tem mais aptidão para atividades cerebrais como planejamento de estoque / produção, ou prefere o dinamismo globalizado do comércio exterior? Você tem o dom de conduzir negociações de compras, ou se dá bem mesmo é no chão do armazém, cuidando da movimentação de materiais?

 

Não importa a sua função na cadeia logística. Quando você souber exatamente definir seus talentos e aptidões, estará pronto para apresentar os seus diferenciais ao mercado.

 

  •  Torne-se um voluntário: trabalho é pelo dinheiro, voluntarismo é sobre paixão. Em logística, eu costumo pensar que tenho uma missão de fazer o produto chegar no local correto, no momento correto e em condições excelentes de custo. Vejo como a atividade nobre de atender com excelência às necessidades de quem precisa consumir aquele produto. Isso é trabalhar com a mentalidade de um voluntário. Assim, o dinheiro será a consequência natural de um excelente trabalho realizado.
  •  Seja a solução: todos temos clientes, e estes clientes possuem problemas a serem resolvidos. Seja uma carga avariada, um atraso de transportes, uma falha no processo de planejamento, um erro na separação de pedidos, a logística está repleta de problemas a resolver. Tenha a atitude de um resolvedor de problemas e torne-se um profissional cobiçado pelo mercado.

 

Não tenho dúvidas de que estas iniciativas poderão levar sua trajetória no fantástico universo da logística a um outro patamar. Feliz 2014!

 

Luís Eduardo Ribeiro possui mais de 15 anos de experiência em Logística / Supply Chain, com paixão por atuar estrategicamente, liderar e mobilizar equipes para a excelência na execução dos processos logísticos, fazendo-os uma vantagem competitiva das organizações pela redução de custos e satisfação dos clientes. Eleito “Profissional de Logística do Ano” em 2010. Contribuição já dada no Carrefour, bioMérieux, DHL.

Membro da Comissão de Logística do CRA-RJ. Membro do Conselho Consultivo do I.B.S- Instituto Brasileiro de Profissionais de Supply Chain.

Em 2012, premiado na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro com Moção Especial de Destaque e Reconhecimento, pelos serviços prestados no CRA-RJ em favor da Ciência da Administração de Empresas, mais especificamente no campo da Logística.