A importância do RH para o financeiro de uma empresa

25/07/2015 13:37

Quando se pensa em RH é preciso entender que ele já foi visto dentro das empresas de diversas formas. Inicialmente era apenas o Departamento Pessoal que cuidava do pagamento e benefícios dos funcionários. Posteriormente, cresceu e se transformou no RH que se preocupa com as pessoas e não pensa nos negócios, e nos dois momentos foi visto como um departamento que não agrega valor à organização.

Mas aos poucos esse conceito tem mudado e hoje ele já é visto como um departamento que pode vir a agregar e ajudar nos resultados. Um estudo do Boston Consulting Group analisou o ranking das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com a revista Fortune e a estrutura do RH dessas empresas. Como resultado se teve que as empresas com o RH mais forte têm um índice financeiro quase duas vezes melhor que as demais.

Uma outra pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA) apontou que as empresas consideradas melhores para trabalhar têm uma rentabilidade até 37% maior. Isso só prova que o retorno financeiro de uma empresa está diretamente ligado a forma como as pessoas são conduzidas, sendo elas o principal fator de uma organização.

Análise, Pagar, Empresários, Reunião, Bancos

Pensar a longo prazo

O RH dessas empresas consegue pensar no futuro. Enquanto muitos estão analisando os dados passados ele já está pensando em quanta mão de obra irá precisar para cumprir com a demanda futura. Dessa forma, o RH consegue se planejar com antecedência e se antecipar aos fatos.

Outro ponto importante também é o plano de carreira estruturado, antes mesmo de surgir uma vaga. Com isso ela consegue ir preparando os profissionais ao longo do tempo sem precisar recorrer ao mercado quando surge uma oportunidade. Como resultado isso garante uma economia ao não precisar recrutar e selecionar mão de obra externa e também um fator motivador para os funcionários que já conhecem os requisitos para conquistar o cargo desejado.

Baixa rotatividade

Nessas empresas foi possível notar que os funcionários permanecem por mais tempo e isso diminuiu muito a necessidade de abrir processos seletivos externos e recrutar novos profissionais.  Com esses novos profissionais é preciso investir na sua formação e adaptação à cultura da empresa, o que não acontece quando já se têm profissionais já formados.

Isso também demonstra o engajamento dos funcionários, que é muito maior e, consequentemente, possui uma maior produtividade. Para o Rh isso é uma grande vantagem, pois economiza tempo e custos com recrutamento e seleção e capacitação dos novos funcionários.

https://www.serecursoshumanos.com.br/images/rh1.jpg

RH com equipe de qualidade

Para que tudo isso possa acontecer não é apenas o gestor que realiza tudo, mas sim uma equipe inteira. Essa equipe interage com os clientes internos e externos, sabe trabalhar com as prioridades e impacta nos resultados.

Um outro item que foi notado é que essas equipes contam com profissionais com um maior grau de formação, sendo que muitos deles possuem graduação e uma pós. Os cursos complementares e línguas também são um grande diferencial desses profissionais, mostrando a força do RH perante o financeiro de uma empresa e a qualidade dessa seleção.