A importância da Controladoria para os micro e pequenos empresários da cidade de Ponta Porã - MS

20/03/2015 11:23

 

Por: Suelen Colombo Mattozo Curso de pós-graduação em MBA em controladoria Pólo LFG, Ponta Porã-MSOr

 

 RESUMO

A pesquisa teve por objetivo contribuir com uma base teórica, ressaltando a importância da Controladoria como instrumento de gestão com aplicabilidade para as Micros e Pequenas empresas, e de forma sucinta apresentando algumas funções do Controller. Foram  abordados  pontos  essenciais  de planejamento  estratégico,  tático,  operacional, orçamento e plano de negócios, estes por sua vez que auxiliam de forma a otimizar a condução dos negócios. A metodologia do estudo foi uma pesquisa de campo, de caráter quantitativo e qualitativo, conforme a coleta de dados através de questionário com perguntas pertinentes, e posteriormente a observação e análise dos dados, apontando os resultados  obtidos.  O  estudo  analisou  17  gestores  da  cidade  de  Ponta  Porã/MS  de diversas áreas do comércio local, como o ramo de autopeças, vestuário e acessórios, alimentícios, farmacêuticos, perfumaria e cosméticos, no entanto, são algumas das atividades que sofrem com a concorrência da cidade vizinha Pedro Juan Caballero, Paraguai. Como contribuições, o estudo aponta as atitudes empregadas pelos gestores destas pequenas empresas e o que falta a estes empresários para um melhor desempenho do negócio.

 

Palavras-chaves: Controladoria; Gestão; Planejamento.

 

INTRODUÇÃO

 

Nos dias atuais, tecnologias avançadas, alta competitividade e o aumento de produtos e  serviços  com  diferenciais  atrativos  nos  levam  a  perceber  a  necessidade  de  um  maior controle gerencial aliado ao maior número de informações úteis, tempestivas e fidedignas para uma  boa  tomada  de  decisão.  A  controladoria  nos  trás  justamente  essas  ferramentas  de controle, orçamento, planejamento e acompanhamento para comparabilidade dos resultados. Atualmente, saber de fato o que acontece em seu ambiente de negócios é crucial para o bom andamento da empresa, quanto mais informações recebidas, maiores são as chances de acerto numa tomada de decisão, ou pelo menos mais consistente é a decisão tomada.

Diante disso, como os empresários da cidade de Ponta Porã, interior do estado de Mato Grosso do Sul e fronteira seca com o Paraguai, com predominância de empresas familiares, num estado pouco desenvolvido para grandes administrações, sendo as atividades agro pecuárias prevalecentes, lidam com essas questões fronteiriças, como a baixa carga tributária, pouca fiscalização, menor burocracia, alta competitividade nos preços e fluxo de clientes da cidade vizinha, Pedro Juan Caballero? Utilizam-se das estratégias e funcionalidades da controladoria para competir com o País vizinho? Para os Micros e pequenos empresários, a controladoria tem a mesma importância para aqueles de grandes empresas?

O estudo objetivou verificar, de acordo com a realização de uma pesquisa de campo, a visão dos gestores de micros e pequenas empresas da cidade de Ponta Porã-MS,  em relação a importância de se controlar, orçar, planejar e tomar decisões com base nas informações gerenciais para obtenção de maior competitividade no mercado inserido, identificando se há utilização desta ferramenta por parte dos entrevistados, além de obtenção de informações relacionadas às estratégias utilizadas no dia-a-dia.

O trabalho se justifica pela importância da controladoria nos dias de hoje, os gestores estão percebendo que uma administração sem informações atualizadas e confiáveis através do conhecimento aprofundado do negócio tanto interno como externo são de suma importância para sobreviver no ambiente de alta concorrência.

No entanto, o trabalho foi estruturado em 3 etapas: a primeira sendo a revisão da teoria, fundamentação teórica acerca do assunto; na segunda etapa, será tratado de aspectos gerais da região de fronteira e a terceira parte a apresentação da pesquisa de campo e análises de  acordo  com  as  informações  coletadas  em  relação  à  questão  levantada.  Por  fim,  as considerações finais.

 

 

1.   DEFINIÇÃO E FUNÇÕES DA CONTROLADORIA

 

A controladoria é utilizada no processo decisório, como forma de assessoria, onde integram todas as áreas da empresa,  e a análise dos setores de modo integrado, traz as informações úteis e tempestivas para a tomada de decisão. Segundo Slomski (2009, p. 15), “Controladoria é, portanto, a busca pelo atingimento do ótimo em qualquer ente, seja ele público ou privado, é o algo mais, procurado pelo conjunto de elementos que compõem a máquina de qualquer entidade”.

 

Continue lendo na integra baixe este Artigo aqui.