A importância dos Administradores para o sucesso de uma empresa

15/11/2014 21:27

 

Ao constituírem uma empresa, os sócios que estão concorrendo para aquele empreendimento têm um único objetivo declarado: obter lucro. Até mesmo para efeitos jurídicos, o que caracteriza uma sociedade empresária é o seu objetivo de auferir lucro mediante o fornecimento de bens ou prestação de serviços à sociedade ou a particulares interessados.

Ocorre que nem todas as empresas acabam conseguindo auferir o lucro desejado por seus sócios quando constituem a sociedade. Na verdade, algumas fazem até pior e vão à falência, situação onde devem mais do que têm. O objetivo deste artigo é, pois, explicar a grande importância de se ter um administrador que guie a empresa rumo ao sucesso almejado.


O papel do administrador na empresa

A função do profissional de Administração no âmbito de uma empresa é, basicamente, gerenciar o cotidiano da sociedade e se responsabilizar pelo planejamento e execução de estratégias que auxiliem a empresa a alcançar seus objetivos e metas. Saiba como fazer um MBA em administração a distância.

A importância de um administrador para o sucesso de uma empresa ganha especial relevo no contexto atravessado pela economia mundial, intensamente globalizada e que envolve, rotineiramente, operações e diálogos com outras empresas em outros países. Assim, se considerarmos a amplitude da abrangência das competências do administrador, torna-se inegável a sua indispensabilidade para o sucesso da sociedade.

Minimizar, otimizar, maximizar

São algumas das palavras de ordem para um bom administrador. Isso porque ele buscará:

·         Minimizar os custos

·         Otimizar os procedimentos

·         Maximizar os lucros

Uma empresa que consegue simultaneamente diminuir os seus custos de produção e/ou fornecimento, otimizar esses seus procedimentos e maximizar seus lucros, tende a caminhar para a equação dos sonhos de qualquer empresário: lucros cada vez maiores, patrimônios em franca ascensão e uma empresa cada vez mais forte e bem-sucedida.

Apesar de reconhecermos que é perfeitamente possível uma empresa se constituir sem um administrador, parece-nos virtualmente impossível que ela consiga se manter economicamente viável no longo prazo sem a presença de um. Isso porque, como dissemos anteriormente, a amplitude de funções e competências do administrador é deveras extensa: desde as questões de natureza econômica inerentes ao próprio negócio como questões de natureza administrativa, como gerenciamento dos recursos humanos, marketing do negócio, pagamentos, etc.

Ambiente empresarial marcado pela alta competitividade exige preparo

O segmento empresarial é marcado por uma intensa competitividade e coexistência de diversas empresas de grande porte que explorem o mesmo negócio ou nicho. Podemos dizer, assim, que mais importante do que alcançar uma posição de sucesso é se manter “na crista da onda”, e é necessário ter em mente que a empresa concorrente lançará mão de todos os meios para ter um negócio sustentável, lucrativo e, mais importante, melhor do que o seu.

Possuir uma boa equipe de administração pode ser o diferencial entre o sucesso e o fracasso. Deixar as questões de natureza administrativa a encargo de quem realmente entende do assunto, além de conferir maior dinamismo à operacionalização dos negócios da empresa, permite que as “cabeças pensantes” da sociedade se ocupem, efetivamente, com as medidas que visam a colocar o negócio nos trilhos e direcionar a empresa para o tão almejado sucesso.

Por Marcos Chaves, colaborador do site Emprestimo.org