A Estratégia Define o Campeão

07/07/2013 19:43
 
Até que ponto a estratégia não deve ser reavaliada? certo desprezo peloo oponente é uma boa estratégia para o sucesso?
Quando falamos de alguém campeão nos esportes, nos lembramos de mitos como Ayrton Senna, Ronaldo (o fenômeno) e Anderson Silva? , ficou um ponto de interrogação na madrugada do dia 07 de julho de 2013, até que ponto brincar e demonstrar certo desprezo pelo adversário demonstra espírito de campeão e por consequência é uma boa estratégia para o sucesso? 
 
Sabemos que Anderson “Spider” Silva sempre teve este jeito diferente de se comportar no Octagon¹, espontâneo e muito provocativo, isso lhe rendeu ótimos elogios, seja da imprensa ou dos fãs, Mas chegou a um ponto extremo, seu mais novo adversário, Chris Weidman, entrou extremamente focado e determinado a parar Anderson na sua própria pegadinha, foi o que aconteceu, nocauteou Anderson enquanto o mesmo “tirava onda” com o golpe colocado na altura do queixo.
 
Para nós ADMINISTRADORES fica a seguinte indagação: Até que ponto a estratégia não deve ser reavaliada? Deve-se seguir a cartilha para todos os momentos? Anderson venceu dez oponentes após a conquista do cinturão do UFC ( Ultimate Fighting Championship ), sempre seguindo a mesma estratégia: "brincar" com o intuito de deixar o adversário abalado emocionalmente atingindo assim o seu autocontrole .Mas desta vez encontrou alguém diferente, que o surpreendeu, Anderson procurava desconcentrar Weidman e o mesmo não abalou-se, sempre com os olhos fixos em Anderson, nada tirava seu foco, manteve-se atento e terminou os trabalhos assim que teve oportunidade.
 
Toda empresa para crescer e ter sucesso deve ter objetivo e estratégias a serem trabalhadas para alcançar os determinados pontos almejados, mas para cada negociação é usada a mesma estratégia? Se fomos imaginar alguém que trabalha com vendas, se o vendedor se comportar da mesma forma com todos os clientes a taxa de sucesso será a mesma caso ele crie uma nova estratégia de acordo com o perfil de seu cliente em questão? Adaptar a estratégia a cada cliente é uma das formulas de sucesso, tão simples, mas que muitas vezes é deixada de lado, ninguém é igual, cada um tem suas peculiaridades e gostos, logo, tem que ficar atento a isto, cada cliente tem um desejo e uma forma de ser tratado. 
 
Um exemplo muito próximo de todos é o das companhias telefônicas , trabalham com venda corpo a corpo, logo, técnicas e estratégias devem ser usadas para convencer e levar o cliente a se satisfazer com os produtos e serviços oferecidos. Muitas companhias exigem que seus funcionários passem por treinamentos de atendimento ao cliente , onde nestes treinamentos é mostrado para o funcionário os diversos “modelos” de clientes e seus desejos e as devidas estratégias a serem usadas para cada perfil.
 
 
¹ - Octagon é o local aonde acontece as lutas de MMA,  é um polígono de oito lados. Foi criado pela família Brasileira Gracie, com historia nas artes marciais.

Breno  Eirado