A informação como fator de competitividade

18/09/2010 12:57

Dentro do contexto atual do mundo globalizado aonde o planeta constituído de pessoas e com a união destas entorno de um objetivo criam as organizações avançam incansáveis para um futuro cada vez mais complexo tendo como eixo norteador a informação, propulsora da evolução humana marcada cada vez mais pela competitividade e sobrevivência em seu meio.

A organização ao longo de sua trajetória temporal passa por vários estágios, do cultivo da terra e produção de bens primários visando o atendimento de necessidades ligado à sobrevivência, em um segundo momento desse cenário evolutivo pelo acúmulo de capital devido ao aprimoramento do sistema capitalista e finalmente com a sofisticação dessas em um mesmo segmento de atuação comercial geram acúmulo de dados que depois de tratados, a informação e finalmente na interpretação segundo a experiência intrínseca do ramo advêm o conhecimento da realidade, esta posta como mediadora para a consecução de objetivos e metas para a geração de vantagens ímpares sobre seus concorrentes.

É sabido que os grandes avanços da tecnologia nascem da competição cada vez mais acirrada entre as organizações no intuito de oferecer mais qualidade, conforto, benefícios em seus produtos e serviços completando ainda mais as necessidades humanas tomando fatias de mercados e criando outros.

A evolução das empresas forçou a especializar-se neste novo contexto, oferecendo produtos e serviços ainda mais diversificados e sofisticados, emergindo as que mantêm em seu rol de serviço a manutenção destes dados e informações para consulta e venda aos usuários que delas precisam para alavancar resultados operacionais, lançado as bases para o "Capitalismo Digital" sendo característica fundamental o acúmulo de dados e informações estratégicas segmentados por áreas e setores.

A humanidade sempre precisou de informações para a sua sobrevivência e com o advento das tecnologias da informação (TI), este compartilhamento se tornou tão rápido e instantâneo que gerou um acúmulo que se torna impossível a busca e pesquisa das mesmas entre aquelas que são uteis, recentes, obsoletas e ainda vagas. Para tanto precisamos adotar um referencial daquilo que precisamos encontrar para assim restringir as buscas tornando mais eficiente e eficaz.

Um modelo representa ou descreve os elementos relevantes de um processo ou de uma situação e as interações existentes entre eles.

Contudo a escolha destes quadros pode apresentar desvantagens nas formas de coletar, analisar, compreender e aprender sobre a realidade.
Para melhor compreender a revolução da informação,  elencamos abaixo  os estágios marcantes:

- 1ª Revolução foi o advento da invenção da imprensa, através dos tipos móveis de Gutemberg;

- 2ª Revolução foi a com a profissionalização do mercado editorial;

- 3ª Revolução foi com o advento dos computadores;

- 4ª Revolução segundo Peter Drucker está ocorrendo no seio das organizações, pois somente elas, e não a tecnologia são capazes de transformar informação em produtividade e competição resultando em diferencias e benefícios adicionais para clientes, funcionários e fornecedores.

Portanto é preciso compreender as características e contribuições deste recurso chamado informação e desenvolver mecanismos para sua adequada captação, manipulação e exigindo dos profissionais o desenvolvimento e aprimoramento de novas habilidades de identificação, seleção e interpretação das informações importantes no seu uso decisório melhorando seu aspecto qualitativo.