UM DOS FUTUROS JOVENS ADMINISTRADORES MAIS PROMISSORES DO BRASIL: ÂNGELO VIEIRA JR.

15/05/2016 15:30
 
Estudante de Administração fala sobre sua trajetória e seus objetivos para o futuro, confira abaixo.
 
Ângelo Vieira Jr, de 19 anos, é natural da cidade de Novo Oriente, cidade localizada no interior do estado do Ceará, um município pequeno com pouco mais de 27.000 habitantes. Reside em Itaquaquecetuba, em São Paulo e é estudante do último ano do curso de Administração da Universidade Guarulhos (UNG), instituição do Grupo Ser Educacional. Atualmente, está no Chile em intercâmbio estudando Engenharia Comercial na Universidad del Desarrollo (UDD), após ter sido um dos ganhadores do Programa Íbero-Americanas no Brasil em 2015, do Santander Universidades. 
 
Além disso, se dedica a projetos e atividades de extensão ligadas à área de negócios, marketing e gestão. Em dezembro de 2015 ganhou o Prêmio Destaques do ano 2015 na categoria Inventor Inovador na cidade de Mongaguá (SP) pelo seu projeto INcentivar, que já beneficiou mais de 1.000 jovens. Foi um dos integrantes do Programa de Jovens Talentos da Cnova (Grupo Pão de Açúcar & Casino) como estagiário, passando também pelo programa de estágio do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) e trabalhando também no setor de Audiovisual da UNG. Na UDD, também participa do Programa UDD Ventures Alumnos, como tutor de quatro projetos de inovação naquele país no momento. 
 
 
1. Fale um pouco sobre sua origem e família. Tem alguém como modelo?
 
Primeiramente quero agradecer o convite e a honra de dividir um pouco deste espaço com todos os leitores e seguidores do portal Estudantes de Adm. Tenho pais muito atenciosos que sempre estiveram dispostos a me ajudar e a me formar como pessoa durante toda minha vida, além de sempre se esforçarem e trabalharem para me educar da melhor forma possível. Duas pessoas que, sem dúvida, foram os meus melhores professores, me ensinaram a sonhar com os pés firmes no chão e a dar o melhor de mim. Meu avô paterno, Ângelo Vieira Alves (in memoriam) é um grande exemplo para mim. Político e um grande homem que deixou um grande ensinamento para o meu pai e para toda a nossa família: que foi ser pessoas honestas, determinadas e destemidas. Eu não o-conheci pessoalmente, mas me emociono sempre que ouço cada história ou atitude do mesmo quando retorno pra minha cidade. 
 
2. Como foi e como é a sua formação? Gostava de estudar? Nos conte como você aprende mais. 
 
Minha formação sempre foi baseada em dois pilares e continua até hoje. São eles: disciplina e formação dentro e fora da sala de aula. Sempre gostei bastante de estudar; ao longo do caminho, busquei conciliar o estudo com as minhas atividades preferidas. Não há uma receita mágica, mas um ponto importante, com certeza, é fazer aquilo que faz com garra e não somente por fazer. É tomar paixão por aquilo que faz e mostrar os melhores meios e resultados. Os ‘desafios’ são sempre atraentes, mas temos que toma-los como responsabilidade e não apenas como desafios. 
 
3. Como você se enxerga como ser humano? Quais as suas características pessoais mais importantes? 
 
Considero-me um ser humano responsável e comunicativo. Admiro a responsabilidade como característica e busco usá-la constantemente. A comunicação é a chave para lograr êxito na atualidade e busco desenvolver essa habilidade cada vez mais. Mas, tenho que destacar um ponto primordial da minha personalidade, me considero uma pessoa solidária e acredito no poder da solidariedade para mudar a realidade das pessoas que nos rodeiam e a nossa própria realidade. Gosto de me relacionar com todos e busco sempre ajudar alguém se possível; às vezes até um “bom dia” ajuda alguém. A relação interpessoal pode ser um agente de mudança muito positivo, e buscando a paz, valorizando as melhores coisas, e fazendo a nossa parte nós conseguimos ser pessoas melhores. 
 
4. Sabemos dos seus papeis de liderança desde muito novo. Fale um pouco sobre suas técnicas de liderança. 
 
Um dos fatores influenciadores para uma posição de liderança é justamente a questão de impor e se impor em momentos certos e estratégicos. Para sermos bons lideres e efetuar boas ações, nós temos que ser primeiro bons observadores e escutar muito bem. Só se é possível tomar boas decisões através de um bom diagnóstico, seja ela qual for. No ensino fundamental, fui eleito Diretor Social e de Comunicação no Grêmio Estudantil e depois no ensino médio, fui eleito Presidente no Grêmio Estudantil, fui Diretor de Marketing e Comunicação do Centro de Ação Jovem em Novo Oriente (CAJ) e na Universidade Guarulhos fui representante discente na Comissão Própria de Avaliação (CPA). Sendo assim, sempre estive muito próximo da juventude, me relacionando interpessoalmente em alguns papéis de liderança ou não, mas por outro lado, próximos de pessoas com mais experiências, também. O que eu quero dizer com isso é que, não bastam técnicas, a nossa experiência e as nossas aprendizagens são fatores primordiais para executar uma liderança coerente, elas nos deixam mais confiantes e mais humildes.
 

5.    Qual sua opinião sobre “errar”? Quais são as suas reações quando este ponto ‘aparece’.

Todos estão propícios a errar, isso é fato. Porém, neste tipo de acontecimento, não devemos fazer o velho jogo de culpa, devemos admitir e assumir nossos erros, pois assim iremos aprender com o mesmo, ou seja, ele pode nos levar a caminhos diferentes que jamais pensamos ‘pisar’, a abarcar novas oportunidades. Sendo assim, para evitar possíveis erros, devemos ter um pouco mais de clareza e sempre fazer um teste de hipótese em nossas vidas pessoais, e nas corporações, é essencial que tenhamos a formação de um bom processo decisório. Mas não podemos fazer algo com medo de errar, afinal, como disse o ilustre Einsten: “quem nunca cometeu um erro, nunca aprendeu algo novo”.

6.    Para você, como é ser seguido e apontado como um exemplo em meio tantos alunos de Administração? Como é ser diferente?

Todas as vezes que escuto algo assim ou me interrogam a respeito eu me pergunto: “será que, eu realmente sou um exemplo?” (risos). Mas, confesso que fico muito feliz por saber que estou sendo reconhecido e tendo meu trabalho reconhecido fazendo aquilo que tanto gosto de fazer. Já no meu segundo semestre fui monitor de Teorias Gerais da Administração depois palestrando em escolas e universidades, o que sempre tento passar para todos os colegas estudantes é que, ninguém tem o direito de roubas os nossos sonhos e que sim, somos sempre os principais responsáveis pelo sucesso dos mesmos ou não. Os grupos sociais, as condições financeiras, a universidade onde estudamos ou empresa que trabalhamos se ela é pequena ou grande, todos esses fatores são apenas limites fictícios, quando são grandes os nossos pensamentos, tudo isso se torna muito pequeno, pois é o que nos tornam pessoas diferentes.

7.    Comente sobre seus planos para o futuro e diga algum ponto que não foi abordado.

Pretendo aproveitar cada segundo do tempo que me resta aqui no Chile, assim como tenho aproveitado. E, assim que voltar para o Brasil concluir a minha graduação, continuar com os meus projetos de pesquisa e o meu projeto INcentivar em seu processo de expansão, levando palestras e oficinas gratuitas contribuindo com a formação de tantos jovens que tem sonhos assim como eu. Conciliando a isso, já vou estar me preparando para o ingresso em um programa de mestrado, se assim for possível. Quero agradecer mais uma vez pelo convite e pelo espaço e deixar uma mensagem para todos os leitores do Portal Estudantes de Adm: sonhe grande, mas corra atrás dos sonhos. Independente de qualquer circunstância nunca perca a gratidão e agradeça a todos os fatores que transformam você, sejam eles positivos e até mesmo negativos. Participe, comparta, compreenda e tenha iniciativa. Tudo nos torna pessoas mais fortes.