Gestão De Pessoas Aplicada À Área Da Saúde - Perfil Do Profissional

28/01/2010 17:30

GESTÃO DE PESSOAS APLICADA À AREA DA SAÚDE
Perfil do Profissional 

Maria José Carvas Pedro,PhD.
Maria de Fátima Abud Olivieri,PhD.

Está nascendo uma nova função para o profissional da área da saúde. Além da tradicional preocupação com seus pacientes/clientes, faz-se necessário ampliar a competência na administração de seu consultório e na gestão de seus colaboradores. Esta tarefa parece complexa demais , principalmente para aqueles que jamais se depararam com tais conceitos em sua formação profissional.

Para FREITAS (2007), ter uma profissão significa obtenção de uma autonomia legitimada e organizada, ou seja, o direito exclusivo de determinar como e quem pode exercê-la legitimamente. Algumas profissões, entre elas a Medicina e Odontologia, conseguiram garantir o direito de ser o árbitro de seu próprio desempenho, sob a justificativa de que são as únicas capazes de avaliá-lo adequadamente e de que estão comprometidas em garantir padrões básicos de trabalho. Enquanto profissão possui expertise e a ideologia de um serviço independente e de qualidade à sociedade.

Segundo VIEIRA (2007), hoje o profissional deverá possuir algumas características básicas, como ser pró-ativo, ser generalista, ser flexível, estar propenso a mudanças, entre outras coisas. O que era bom ontem, hoje já não é tão bom e amanhã, com toda certeza, tornará ultrapassado.

O que se observa é que o mercado mudou, e muito, nos últimos anos; só que pela característica da formação universitária, em preparar profissionais liberais, tecnicamente competentes, acabou gerando um conceito subliminar, que estando apto para a profissão, estaria apto ao mercado de trabalho; e, o que se encontra hoje em dia é exatamente o contrário; um mercado regendo a profissão que pelas estatísticas deixou de ser liberal, para tornar-se assalariada. Neste momento o profissional começa a se deparar com uma série de frustrações, pois tecnicamente é bem competente, mas sua competência muitas vezes, não é absorvida pelo mercado.

Com a finalidade de traçar o perfil do profissional da área, foi realizada uma pesquisa no período de abril a maio de 2007, com 212 profissionais da área da saúde, em algumas cidades do Estado de São Paulo, incluindo a Capital, e em outros estados do Brasil, como Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, detectando ainda as necessidades de cada setor. Teve-se como objetivo também, descobrir por meio da cultura da área, quais os impasses que atualmente se apresentam a cada profissão e quais são os prováveis pontos vulneráveis que, se modificados, poderiam auxiliar em uma maior rentabilidade da área.

Dos 212 profissionais distribuídos em Odontologia, Medicina, Fonoaudiologia e Fisioterapia, que responderam o questionário, (ninguém se negou a responder o mesmo), percebeu-se, até para surpresa das autoras, que os entrevistados, queriam colaborar de alguma forma, para a melhoria e entendimento do momento cultural pelo qual passa a sua área de atuação.

O que surpreendeu foi o resultado da pesquisa, inesperado até para as autoras.


Caso haja interesse, veja a pesquisa completa no livro Gestão de Pessoas Aplicada à Área da Saúde – Perfil do Profissional. Vide resultados detalhados por especialidade no Cd Room que acompanha o livro. Autoras Maria José Carvas Pedro e Maria de Fátima Abud Olivieri. DIsponível : www.biteright.com.br (11) 3721-7162 .


Maria José Carvas Pedro – PhD e Mestre em Administração, Especialista em Dor Oro Facial e Disfunção das ATM’s e Ortodontia; Pós Graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Homeopatia, Gestão em Saúde, Gestão de Pessoas, entre outras. Graduada em Odontologia. Conferencista no Brasil e exterior. Diretora da Empresa BiteRight de Gestão e Consultoria em Saúde – www.biteright.com.br  . E-mail: mariajose@biteright.com.br  

Maria de Fátima Abud Olivieri – PhD em Administração, Mestre em Educação, Pós-Graduada em Marketing e Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social, , Professora Universitária, Coordenadora de Seminários Internacionais. www.competencydobrasil.com.br
E-mail: fatimabud@uol.com.br. 
 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!