A Importância Da Seleção Por Competências

28/01/2010 17:37

 

Diante do cenário atual, onde o mercado está extremamente volátil e competitivo, é fundamental que a as empresas selecionem funcionários com as competências necessárias para desenvolver o seu trabalho da melhor forma possível e com comportamentos adequados a cultura e valores da organização. Realizar um processo de recrutamento e seleção é uma tarefa que exige planejamento, e uma boa dedicação dos gestores envolvidos e do departamento de recursos humanos.  Atualmente está sendo muito utilizada pelas empresas a técnica de seleção por competências, onde as pessoas são selecionadas para o cargo levando em consideração o CHA (conhecimentos, habilidades e atitudes) que o mesmo exige.

Para se realizar um processo de seleção por competências algumas rotinas e formas de trabalho da empresa devem ser revisadas e ajustadas, para que todos os envolvidos neste trabalho estejam atuando de forma alinhada para atingir os objetivos que esta técnica proporciona.

A aplicação da seleção por competências, requer a reorganização e adaptação da empresa, onde a mesma deverá possuir um planejamento estratégico e um setor de recursos humanos estruturado, alinhado com as metas, visão e valores do mesmo.  A empresa precisa elaborar uma descrição e análise dos cargos, onde cada um cargo tenha descrito as competências e atividades que serão desempenhadas pelo indivíduo. Essa descrição irá auxiliar o entrevistador a selecionar um candidato com perfil adequado a vaga.  Segundo REIS (2003, p.21,) “a premissa da entrevista com foco em competências comportamentais é a de que o desempenho passado constitui o melhor indicador do desempenho futuro”. Na entrevista por competências será possível verificar as atitudes e habilidades do candidato em relação a situações adversas, comparando a sua experiência passada e percebendo como o mesmo agiria diante de novos desafios.

Hoje em dia recrutar e selecionar profissionais, é um grande desafio, e existem muitas ferramentas e técnicas de seleção que ajudam a escolher os melhores. A tarefa do profissional de RH, que trabalha com recrutamento e seleção, é de escolher o candidato ideal, que possa criar e manter a competitividade da organização. Após a empresa escolher o profissional e integrar o mesmo em seu quadro funcional, deverá aplicar mecanismos de retenção de talentos (plano de carreira, comunicação interna, programas de treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, etc) que fortaleçam o senso de pertencimento e a motivação do mesmo.

A tarefa de recrutar e selecionar é extremamente importante, é o inicio da jornada das pessoas dentro do negócio, por isso deve ser feita de forma planejada e estruturada, buscando sempre o sucesso organizacional.

 

 Bibliografia utilizada:

REIS, Valéria dos. A entrevista de Seleção com Foco em Competências Comportamentais. Rio de Janeiro: Qualitmark, 2003.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!